terça-feira, 15 de setembro de 2009

SENADOR AFIRMA QUE GOVERNO DEFLAGOU CAMPANHA ELEITORAL ANTECIPADA


Em pronunciamento nesta segunda-feira (14), o senador Mão Santa (PMDB-PI) disse que o país já vive um clima antecipado de campanha eleitoral, que teria sido deflagrado principalmente após a decisão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de apontar a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, como candidata à sua sucessão.

- Não vai ser uma corrida de cem metros rasos, não, mas uma verdadeira maratona. Só se fala em política. Os governos que já estão atrapalhados com seu envolvimento em campanha, prejudicando a administração e o país todo - disse o senador.

Referindo-se ao apoio de Lula à ministra Dilma Rousseff, Mão Santa disse que o presidente "tirou do bolso uma candidatura sem estrutura nenhuma". Para ele, o apoio do presidente à ministra não basta para garantir sua eleição à Presidência da República em 2010.

- Tem que ter vida política. Para ser Papa tem quem ser seminarista, padre... É a mesma coisa [em política]. Não disputou nada, não sabe nada - afirmou.

Ao comentar pesquisa recente do Ibope, segundo a qual Dilma Rousseff contaria com o apoio de 20% do eleitorado, Mão Santa disse que Lula "já fez muito", atribuindo 19% das intenções de voto em Dilma à popularidade do presidente da República e apenas 1% à própria ministra.

Mão Santa disse ainda que o clima de campanha antecipada também chegou ao Piauí, promovendo divergências entre os políticos que integram a própria base do governo local, que esquecem as alianças e acusam-se uns aos outros. Segundo o senador, cinco candidatos ao governo do estado já estão em campanha no Piauí.

“As brigas entre eles lá no Piauí estão horríveis. É um deputado acusando o outro, que foi secretário e só quer para ele, sendo os dois do mesmo lado. As vantagens já começaram. Olhe que vai ser duro. Não está mole, não. Isso é do Piauí, mas também do Brasil todo”, ponderou o senador Mão Santa.

(Fonte: Ag. Senado e Portal GP1)