quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Deu no Diário do Povo

Compreende-se o apego do Governo Wellington Dias à propaganda enganosa
Se ele se arrisca a engabelar o próprio presidente da República, o que custa ludibriar os menos avisados?


O que é isso, companheiro?

O Governo do Piauí ainda não digeriu a última brincadeira do presidente Lula em cima do governador Wellington Dias. Ela foi relatada na sexta-feira passada, pelo jornalista Ilimar Franco, do jornal O Globo. O repórter contou, em sua coluna, que o presidente Lula (PT) afirmou, durante reunião com seus ministros, que o governador Wellington Dias não fez obas no Piauí e se apropriou de obras realizadas pelo governo federal.
Veja na íntegra a nota publicada pelo jornal O Globo sobre o episódio: “Lula reclama de Wellington Dias
O presidente Lula cobrou ontem (22) de seus ministros que divulguem suas realizações e reclamou da apropriação de obras do governo federal pelas administrações estaduais. Citou como exemplo justo um petista, o governador Wellington Dias (PI). O presidente contou que foi ao estado e o governador disse que ia lhe mostrar um filme com as realizações do governo. ‘Rodava, rodava e não tinha nada do governo federal. Aí eu disse: Pô, Wellington, cadê o governo federal?’. Envergonhado, o governador teria tentado consertar: ‘Meu assessor me deu o filme errado. Não é esse não’, disse Lula, para gargalhada geral dos seus ministros”.
O governador Wellington Dias bem que poderia ter passado sem mais essa. Que obra, afinal, ele faz no Piauí com recursos próprios, apesar de alardear que incrementou a receita estadual, ao ponto de, segundo as suas contas, a arrecadação própria já superar as transferências do Fundo de Participação dos Estados?
Há poucos dias, especulou-se que o presidente vem adiando sua nova visita ao Piauí porque as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) estão atrasadas no Estado. Aliás, nesse quesito, segundo levantamento divulgado pela mídia nacional, o Piauí tanto se destaca como o que menos aplicou os recursos do PAC como o que está mais atrasado.
Não é difícil, portanto, compreender o apego do Governo do Piauí à propaganda farta e enganosa, que é a sua principal base de sustentação. Se ele se arrisca a engabelar o próprio presidente da República, o que custa ludibriar os menos avisados?