domingo, 31 de janeiro de 2010

Jornalista Sebastião Nery repercute livro Atentai Bem, Assim Falou Mão Santa, de Zózimo Tavares

Assim falou mão santa

MACEIÓ - O nome dele era Francisco. O nome do adversário, Atila. Ele ia para as praças, subia nos palanques e começava seu discurso:
- Eu sou de Deus e sou do povo. Meu nome é Francisco. Um nome de santo. Quem tem ai o nome de Francisco levante a mão.
E muita gente levantava o braço. Ele continuava :
- E quem tem um irmão, um parente, um amigo, com o nome de Francisco, levante a mão.
E um numero maior ainda levantava o braço. Ai ele dava o bote:
- E quem tem ai o nome de Atila levante o braço.
Ninguem levantava. Silencio total. E ele continuava, aos berros:
- Não tem Atila aqui não. Não tem em lugar nenhum. Só no inferno!
Francisco e atila
Ele completava:
- Todos aqui conhecem a historia do nosso glorioso São Francisco. E quem conhece a historia do Atila? Foi o rei dos Hunos, dos Bárbaros. Seu cavalo era tão amaldiçoado que onde pisava não nascia mais nem capim. A Deus o que é de Deus e ao diabo o que é do diabo. Francisco, o nosso São Francisco, é de Deus. Atila é do Diabo. Eu sou de Deus. Meu nome é Francisco. O povo generoso de minha terra me chama de Mão Santa. Mas eu não faço milagres. Minhas mãos são guiadas por Deus para fazer o bem.
E foi assim que Francisco de Assis de Morais Sousa, o Mão Santa, se elegeu governador do Piauí em 1994, no PMDB, pela oposição, derrotando as poderosas oligarquias reunidas em torno do deputado Atila Lyra do PFL
Médico
Prefeito de Parnaíba, deputado estadual, duas vezes governador, senador, Mão Santa faz politica com as milagrosas mãos de clinico e cirurgião geral, operando o povo doente, e com a tonitroante voz que o fez completar há pouco o milésimo discurso da tribuna do Senado.
Filho de professores e de mãe poetisa da Academia de Letras de sua terra, estudou Medicina, fez concursos para Residências Hospitalares em Fortaleza e no Rio, sempre tirando o primeiro lugar, e passando anos cuidando do povo na Santa Casa de Misericórdia de Parnaiba, onde ganhou o apelido de um lavrador do interior do Maranhão, por ele operado:
- "O medico era um doutor das mãos santas".
Zózimo
Essas historias, e tantas outras, estão em um delicioso livro ("Atentai Bem, Assim Falou Mão Santa") do consagrado jornalista, escritor e professor de Comunicação e Linguistica Zozimo Tavares, editor-chefe "Diário do Povo", de Teresina, que vim lendo no avião, do Rio para cá.
A imagem excessivamente folclórica que a imprensa do sul do pais tentou criar dele não é inteiramente justa. Folclorico ele é, mas não só. Linguagem folclórica ele usa, mas não só. Brilhante, lido, Mão Santa cita a Bíblia, os classicos e os grandes lideres mundiais para calçar o que diz.
Cristo
1. - Romeu Tuma, presidindo uma sessão do Senado, prorrogou-a por "cinco minutos para V. Excia terminar seu discurso".
- "É o suficiente. Cristo fez o Pai Nosso em menos de um minuto".
2. - Quando o PT começou a ameaçar expulsar a brava senadora Heloisa Helena do partido, ele improvisou um aparte bíblico:
- "Os homens fraquejam, mas não as mulheres. Pilatos, que foi governador como eu, lavou as mãos com Cristo.Fraquejaram também Anás, Caifás, o pai de Cristo, José. Onde estava José? Pedro negou três vezes. Todos aqueles apostolos foram escolhidos a dedo. E todos fraquejaram. Só um homem o ajudou, que foi o Cirineu".
Mulheres
3. - "Os homens fraquejaram, mas não as mulheres. A mulherzinha de Pilatos, a Adalgisinha dele, disse-lhe : - "Não faça isso com Cristo! O homem é gente boa, eu vi". Depois, Verônica estava enxugando o rosto de Cristo. Estavam lá as três Marias. E a coragem dessas mulheres históricas está aqui representada na senadora Heloisa Helena".
4. - De improviso, criticava o baixo salário nacional dos médicos:
- "Alem do apostolo Lucas, que era medico, o próprio Cristo atuou como medico ao operar milagres: quando fez um cego enxergar, Cristo foi oftalmologista; ao curar um surdo-mudo, foi otorrinolaringologista; quando limpou os corpos dos leprosos, foi um dermatologista; foi um ortopedista quando colocou o aleijado para andar; e foi até mesmo um grande psiquiatra quando tirou o demônio dos endemoniados".
Lula
5. - Ataca a corrupção no governo Lula :
- "As capas das revistas só tratam de corrupção. Toda semana tem sido assim. Tenho saudades da minha mocidade, quando as capas das revistas tinham era fotos da miss Marta Rocha".
Acima de qualquer coisa está o seu Piiiauiii :
- "O Piauí não vai ficar esperando sempre a vontade de São Pedro. São Pedro só manda chuva quando quer. Ele não é nada confiavel. Não agiu direito nem com o Cristo, que negou tres vezes".
- "Já que o presidente Lula nunca lerá a Constituição, devia ler ao menos os 10 Mandamentos, que são a Constituição de Deus".
-"Três coisas a gente só faz uma vez: nascer, morrer e votar no PT".