sexta-feira, 5 de março de 2010

"Bote a mão na carteira que vai começaaaarrrrr, o ROUBoleixon-xon, o ROUBoleixon..."

Coca-cola do deserto
O dr. Helder Eugênio, diretor-proprietário do Portal 180 Graus, achou de editar mensalmente uma revista de nome “Vitrine”. Na edição que chega às bancas nos próximos dias, tem uma seção chamada “As 10 maiores coca-colas do deserto”. O elenco, formado por 10 personalidades de Teresina, explica a revista, é composto de pessoas que se acham mais sabidas do que as outras. As tais mentes brilhantes são capazes de entender “de bosta de calango a foguete da Nasa.” Estão lá o dr. Cerqueira (Medplan), Siqueira Campos (Sa Propaganda), Silvio Leite (Pag Contas), Fernando Fortes (Construtora Mafrense), Firmino Filho (Fundação Municipal de Saúde), Gilberto Pedrosa (Associação Industrial), Elano Sampaio (Construtora Moana), Helder Eugênio (o próprio dono da revista), Joaquim Almeida (advogado) e o dr. Roberth Rios (secretario de Segurança). A revista só pecou porque me excluiu. Eu é que entendo de tudo. Desafio qualquer pé de cristão que se atreva a entender de política, economia e cultura geral mais do que eu. Pra falar a verdade eu sou mais por dentro do que talo de jaca em tudo enquanto é assunto. No frigir dos ovos, o que me falta em modéstia me sobra em esclepcência.
Eles tão é variando
E o assunto de sempre e do momento é pó-lí-ti-ca. Tenho ficado na espreita observando o que os mais renomados analistas dizem sobre os rumos da sucessão para governo no nosso estado, em 2010. Tenho lido e escutado o Pedro Tamanco, Carlos Augusto, Pires Sabóia e o Zózimo. As minhas leitoras e os meus leitores precisam acreditar no que vou dizer. O que estes daí disseram até agora sobre o assunto não vale a bufa de uma muriçoca. Estão todos mais por fora do que pensamento de preso. Vou presenteá-los, então, com a minha magistral análise. Sem tirar nem por.
Se correr, o bicho pega
Disse-me o Mão Santa, certa vez, que não tem bicho no mundo pra possuir o instinto de sobrevivência mais apurado do que político. Outro dia, me disse o secretário de Assuntos Internacionais do governo, Dr. Sergio Vilela, que ter um governo estadual na mão é melhor do que ter três mandatos de senador. Pois bem. É com base nestas duas premissas que analisarei a conduta do principal artífice desta eleição, o governador Wellington Dias.
1º Quadro: Wellington fica no governo para tentar eleger, como quer o PT, o Antonio José Medeiros. Aqui, claro, ele perde a chance de chegar ao Senado – (eleição tida e havida como certa). Fazendo isso, além de perder o foro privilegiado na justiça, interrompe de forma abrupta a sua escalada de poder que começou na vereança de Teresina, emendou com a de deputado estadual, pulou para federal e bi-governador. É mais fácil a Giselle Biti se apaixonar pelo Tererê, e ele num dá nem bola, do que o Antônio José se eleger governador! Por vários motivos. Neste cenário, perde o PT e o Wellington se lasca bem no meio, feito aquela partinha do penteado dele. Por ruim que pareça, este ainda não é o pior quadro para o governador. Vamos pra frente!
Se ficar, o bicho come
2º Quadro: Wellington fica no governo e enfia na goela da hoje fictícia “base aliada” o nome do João Vicente. Aqui continua perdendo o Senado. Mas aí as chances do JVC se eleger são reais, poderia me alertar alguém mais atento. No que eu concordo! E de já declaro que ele tem minha preferência, afinal, a petistinha lá de casa ainda hoje caça um padrinho de suce$$o. Só que quem diabo é que bota cabresto no Seu João e no filho dele? Onde já se viu peitada de formiga aluir coqueiro? Quer dizer que tem quem acredite que num governo claudinista o Wellington e o PT dele terão uma banda? Vai o JVC aturar o Assis Carvalho, o Jesus Rodrigues, o Nazareno Fonteles, a Regina Sousa e o sorriso maroto do João de Deus no gabinete dele cagando regra? Du-vi-de-o-dó e faço pou-q-o-có!
Como aconteceria no primeiro quadro, o Wellington continuaria a pé!
O mais é balela!
Então por que o Wellington está dizendo que fica? Será que ele já não analisou suas chances futuras? Eu respondo: Blefe! Puro blefe! E o Wilson Martins que além de sabido tem cara, caminhado e rastro de sabido, já percebeu isso! Já que o partido dele tem uma pomba como símbolo, se dá o luxo de empombar a sucessão e não amolece mais o pescoço! Diz, a quem lhe dá ouvidos, que se assumir é candidato. E vai assumir! O resto é ba-lé-le-a-lá!
Cavalo selado
Quanto ao Silvio Mendes. Aqui a minha análise é mais fácil. Ele sairá correndo da prefeitura!
Uma pesquisa encomendada pelos tucanos acendeu a luz amarela: o modelo do PSDB de administrar Teresina precisa de um fôlego. Já é muito tempo numa mesma pisada. Fora isso, Silvio não quer repetir Firmino Filho que não montou no cavalo quando ele passou selado. Naquela oportunidade Firmino era ainda um rapazote. O futuro ainda pode lhe dar razão.
Já Silvio já tem 70 e lá vai pedra (se ainda não tem, com aquela cabeleira e aquela barriga de tanque – cheio - parece!). Não tem mais tempo e nem fôlego para esperar por esta garapinha. Este assunto é outro que também já pode ser sepultado de vez.
Hit da eleição
E por falar em eleições, já circula pela internet o novo hit: o ROUBoleixon:
“Bote a mão na carteira que vai começaaaarrrrr, o ROUBoleixon-xon, o ROUBoleixon, o pegadeixon-xon, o pegadeixon, o prometeixon-xon, o prometeixon, o enganeixon-xon, o enganeeeeixon.O ROUBoleixon-xon, o ROUBoleixon, se você confirmar fica melhooooorrr...”
Por Danilo Damasio