quarta-feira, 3 de março de 2010

Cem anos de Tancredo Neves

O Congresso fez hoje uma homenagem ao centenário de nascimento do ex-presidente. Tancredo foi eleito presidente pelo Colégio Eleitoral em março de 1985, após comandar pela segunda vez o governo de Minas Gerais.


O ex-presidente adoeceu na véspera da posse e morreu antes de chegar a exercer o cargo. Sarney, o vice, assumiu.
O governador Aécio Neves (Minas Gerais), disse que homenagem do Congresso ao seu avô é especial porque foi no Parlamento que ele construiu sua trajetória política e viveu a maior parte de sua vida.
Segundo o tucano, Tancredo era um parlamentar por excelência. "Eu estou hoje aqui muito feliz participando de uma homenagem ao centenário de nascimento de Tancredo. E de todas as homenagens essa tem sentido especial porque foi nessa Casa, entre essas paredes, que Tancredo viveu a maior parte de sua vida. Ele era um parlamentar por excelência. Ele gostava de debate, articulação política e construiu sua trajetória a partir do Congresso Nacional e de forma especial do Senado. Hoje a casa de Tancredo homenageia Tancredo", afirmou.
O governador José Serra (São Paulo) também reforçou as homenagens ao ex-presidente, lembrando que fez parte da equipe de Tancredo.
"Tive a oportunidade e felicidade na vida de contribuir com o presidente Tancredo Neves, fui coordenador do programa de governo dele. Foi um grande homem, fundador da Nova República que foi o melhor período da história republicana brasileira em todos os aspectos: a democracia de massa, o avanço na estabilidade, a paz social, o processo democrático. Me pareceu muito justificado vir aqui hoje a esta homenagem", disse.
Tancredo nasceu em São João del Rey no dia 4 de março de 1910. Foi deputado federal, senador e governador de Minas.
Fonte: Folha Online