domingo, 30 de maio de 2010

Editorial do Diário do Povo...

A oposição é importante?

Os governistas alegam que o Piauí não pode se dar ao luxo de ter congressistas na oposição. Afirmam que o estado é muito pobre e portanto precisa que todos os seus representantes estejam ao lado do governo federal. Com isso, entendem que a presidência da República se sentirá mais animada em atuar em favor do estado. Historicamente, o Piauí sempre foi um estado que não fez qualquer resistência ao governo federal.
Nossos representantes sempre cerraram fileiras ao lado do poder, fosse democrático ou ditatorial. Não sem razão, nossos deputados e senadores, em sua grande maioria, são conhecidos como "a bancada do amém". O problema é que ser de situação em demasia não tem contribuído em quase nada para desenvolver efetivamente o estado. Por isso, o Piauí ainda é um dos mais pobres da Federação.
Os benefícios demoram demais a chegar à população, que pode até gostar, por razões pessoais, deste ou daquele político mas terá que reconhecer sua pouca importância ou esforço no cenário nacional para carrear recursos e melhoramentos efetivos. Ser oposição não é luxo. A oposição tem um papel importante a cumprir.
Bismarck, responsável pela unificação alemã no século XIX, dizia que a essência da democracia é um partido governando e outro vigiando. Os oposicionistas fiscalizam a ação do poder público e apontam os problemas que existem no país, nos estados e nos municípios. Com isso, lutam por soluções e melhorias para a coletividade.
O governo que não tem oposição é totalitário. Talvez, aliás, seja esta a meta dos atuais detentores do poder. O fato é que a oposição está onde o povo a colocou. Ao votar, o eleitor escolheu os governantes e também os opositores. Os oposicionistas são aqueles cujos candidatos ao governo foram derrotados. Os congressistas que fazem oposição, portanto, cumprem um papel que lhes foi delegado pela comunidade.
Aqueles que por alguma razão tenham se bandeado para os lados da situação têm as suas próprias justificativas, mas o fizeram movidos por interesses que nem sempre dizem respeito ao popular. Nunca é demais refletir sobre a importância do papel que cada um tem no contexto da democracia. Os governistas devem atuar de acordo com o projeto que definiram e aceitar ou não as sugestões dos seus adversários.
Os opositores devem atuar de acordo com a atribuição que receberam por voto popular, evitando adesismos eleitorais e oferecendo sugestões de demandas que podem ou não ser acatadas. Todos são importantes. Desde que se coloquem nos seus devidos lugares.