quinta-feira, 3 de junho de 2010

Grande lider Nelson Mandela vai participar da abertura da Copa do Mundo

Nelson Mandela estará mesmo na abertura da Copa. Segundo o ministro sul-africano dos Esportes, Makhenkesi Stofile, Mandela enviou uma carta para Danny Jordaan, presidente do Comitê Organizador do Mundial-2010, solicitando ingressos para o jogo de abertura do torneio, África do Sul x México, no dia 11 de junho.

"Ele mesmo pediu para fazer parte do jogo inaugural, e o Comitê Organizador disse que tudo bem. Quando nós lemos a carta para Danny Jordaan, não houve discussão. É natural, pois ninguém foi mais responsável pela vinda da Copa do Mundo para a África do Sul do que ele [Mandela]", disse Stofile ao jornal sul-africano "Business Day".
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse no estádio Soccer City com satisfação que "Madiba" estará na abertura. O dirigente temia a ausência de Mandela, cujo neto havia dito em abril que ele não poderia ir a estádios por conta de sua saúde debilitada.
Aos 91 anos, Mandela deve passar quase toda a Copa em sua casa de campo. Segundo Mandla Mandela, neto do maior líder da história sul-africana, jogos acirrados ou tensos podem fazer mal ao ex-presidente do país.
A última aparição pública do homem que mais simbolizou a luta contra o apartheid foi no dia 11 de fevereiro, quando Mandela foi ao Parlamento para as comemorações do 20º aniversário da sua libertação.
Fonte: UOL