terça-feira, 22 de junho de 2010

Morre Hermann Schatzmayr, um dos responsáveis por erradicar a varíola e a pólio no Brasil

Morreu nesta segunda, 21, o virologista Hermann Gonçalves Schatzmayr, aos 74. Ele participou dos esforços de erradicação da varíola e de combate à poliomielite no país, além de ter sido o responsável pelo isolamento dos vírus do dengue 1, 2 e 3 no Brasil. Teve falência múltipla dos órgãos, no Rio de Janeiro.

Membro da Academia Brasileira de Medicina Veterinária e da Academia Brasileira de Ciências, Hermann integrou vários comitês internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele ingressou na Fiocruz em 1961, onde atuou desde então. Por 30 anos esteve à frente do departamento de Virologia, que deu origem a diversos centros de referência nacionais e internacionais. Ocupou o cargo de presidente da instituição entre 1990 e 1992.
Nos anos 1960, desenvolveu pesquisas que incluíam o isolamento e identificação do vírus da pólio e o estudo de surtos. Pouco depois, liderou a equipe responsável pela diluição e distribuição da vacina Sabin, que acabara de ser adotada pelo Brasil e era importada na forma concentrada para o país.
Nas décadas seguintes, esteve à frente de projetos de pesquisas com também com varíola e rubéola. Nos anos 1980, quando a epidemia de dengue já preocupava em alguns países da América Latina, dedicou-se ao estudo do vírus, isolando os tipos 1, 2 e 3.
Hermann Schatzmayr deixa esposa, dois filhos e cinco netos.
Fonte: Folha de São Paulo