segunda-feira, 7 de junho de 2010

Pais têm dois dias para comprar cadeirinha e evitar multa, as cadeiras variam de acordo com idade e peso da criança

crianças de até um ano de idade. Até 9kg a 13 kg, conforme orientação do fabricante do assessório
Quem ainda não comprou a cadeirinha de carro deve aproveitar os últimos dias antes de a nova lei de trânsito entrar em vigor. A partir de quarta-feira (9), as crianças de até sete anos e meio não podem mais andar soltas no banco de trás do carro. As cadeirinhas especiais se tornam obrigatórias e quem não cumprir a regra corre o risco de levar uma multa gravíssima, pagar R$ 191,54 e ganhar sete pontos na carteira.
crianças de um ano a quatro anos. De 9 kg até 18kg, conforme orientação do fabricante
As cadeiras variam de acordo com peso e idade da criança. Até um ano, as cadeiras são do tipo “bebê conforto”, com o assessório virado de costas para o motorista e de frente para o banco do carro, preso ao cinto de segurança. Crianças com idade entre um e quatro anos devem usar as cadeirinhas que também devem ser presas ao cinto.

crianças de quatro anos a sete anos e meio. De 18 kg a 36 kg, conforme orientação do fabricante
As novas regras estão previstas na resolução 277 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), aprovada em 2007. O texto previa uma adaptação de dois anos e por isso a fiscalização vai começar em todo o país na próxima semana. No entanto, a regra livra ônibus e peruas escolares da obrigação. O Contran, órgão ligado ao Ministério das Cidades, já avisou que vai estudar como estender a regra para este tipo de veículo de transporte.
crianças com mais de sete anos e meio. A partir de 36 kg, aproximadamente
Desde o dia 16 de maio o governo federal veicula uma campanha nacional para alertar os pais sobre a nova regra de trânsito. A expectativa é de que a campanha fique no ar até dia 12 de junho, três dias depois de a norma entrar em vigor.
Fonte: R7