quinta-feira, 24 de junho de 2010

Para CNBB, além de observar Ficha Limpa, eleitor deve acompanhar mandato de político

O presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Geraldo Lyrio da Rocha, afirmou nesta quinta-feira que os eleitores devem, além de observar se o candidato tem "ficha limpa", acompanhar o mandato dos eleitos.

"O papel do eleitor não se esgota ao registrar seu voto na urna. O eleitor precisa acompanhar aqueles que forem eleitos no desempenho de seu mandato", afirmou, em entrevista em Brasília.
Segundo ele, a maior conscientização dos eleitores é uma questão que precisa "avançar muito". "Vejo um grande caminho a ser percorrido no aperfeiçoamento das nossas instituições democráticas", disse.
O presidente da CNBB classificou como uma "vitória da democracia" o fato de o projeto Ficha Limpa ter sido aprovado pelo Congresso. A CNBB foi uma das entidades que atuou para a coleta de 1,6 milhão de assinaturas, exigência para a aceitação de um projeto de lei de iniciativa popular. De acordo com a entidade, cerca de 90% das 1,6 milhão de assinaturas foram colhidas pela dioceses e paróquias da Igreja Católica.
Fonte: Folha Online