domingo, 13 de junho de 2010

Rede Globo vai abordar sexo na terceira idade em novela

"Passione", da Globo, aborda o sexo na terceira idade de maneira inédita na teledramaturgia do país, na avaliação do pesquisador Nilson Xavier, autor do "Almanaque da Telenovela Brasileira"
 Na novela de Sílvio de Abreu, 67, há a insinuação de que a matriarca Brígida (Cleide Yáconis, 83) trai o marido (Leonardo Villar, 85) como o motorista (Elias Gleizer, 76). Além disso, o empresário interpretado por Francisco Cuoco, 76, tem uma relação picante com a mulher (Irene Ravache, 65).
"A sexualidade na terceira idade nunca foi tratada abertamente em telenovelas, não desta forma", opina Xavier. "O autor dá a entender que existe um caso amoroso entre os personagens de Gleizer e Yaconis. Mas não deixa claro, o que é bacana, porque a interpretação vai da cabeça de cada um", diz. 
O dramaturgo é pioneiro em investir na relação de pessoas mais velhas, segundo Mauro Alencar, doutor em telenovela, autor de A Hollywood Brasileira - Panorama da Telenovela no Brasil". Para ele, "Passione" está inserida em uma evolução das novelas brasileiras em relação a esse tema. "Aos poucos, a telenovela foi derrubando o tabu de que as pessoas, ao chegarem à terceira idade, não poderiam ter o direito ao amor e a uma vida sexualizada".