sexta-feira, 25 de junho de 2010

Universidade Federal do Delta volta a ser pauta política

O senador Mão Santa (PSC) solicitou que os deputados federais se empenhem em votar projeto de lei de sua autoria com o objetivo de transformação o campus da Universidade Federal do Piauí em Parnaíba em Universidade Federal do Delta.


 O projeto já foi aprovado no Senado com o apoio do senador Álvaro Dias, que assumiu a relatoria da matéria. Na Câmara Federal, o deputado Paulo Renato, ex-ministro da Educação, é o relator.

Mão Santa defende que uma regionalização no ensino superior entre as cidades do Piauí Ceará e Maranhão. Segundo o parlamentar, cerca de 500 mil pessoas serão beneficiadas com a mudança.

“Quero crer que possamos transformar esse campus avançado João Paulo dos Reis Velloso na segunda universidade federal do Piauí, a Universidade do Delta. Isso porque Minas têm umas seis federais; Paraíba tem umas duas; Ceará tem. É lícito que o Piauí tenha transformado o seu campus avançado”, afirmou.

O projeto de lei do senador Mão Santa cria uma nova universidade no Piauí, de maneira que o campus deixa de ser vinculado à administração da UFPI e passa a pertencer a uma nova instituição. Dessa forma, mais recursos serão destinados para a nova universidade e a estrutura para atender aos estudantes da região e outros estados será muito melhor.

Fonte: Proparnaiba