quinta-feira, 15 de julho de 2010

BISPO ATACA ex-governador W.Dias devido Caso Algodões

POLÊMICA SOBRE A TRAGÉDIA DE VOLTA! 'Ele foi o responsável. Prometeu fazer e não fez nada'
Dom Alfredo, bispo de Parnaíba (PI), criticou fortemente a omissão do governo do estado em relação ao problema de Cocal (268km da capital), onde a barragem de Algodões I se rompeu provocando a morte de 9 pessoas e deixando milhares desabrigadas e sem perspectiva de uma sobrevivência digna.

"O momento exige reflexão do povo na hora de votar", declarou o bispo. Ele citou nominalmente o ex-governador Wellington Dias, a quem acusa de negligência e de ter se utilizado do sofrimento das pessoas para prometer e não cumprir.
Ele questionou os valores em recursos financeiros que foram anunciados como liberados, mas o verdadeiramente aplicado não corresponde com a realidade dos fatos. Suas afirmações foram feitas à Rádio Igaraçu AM 550, afiliada da Rádio Globo.
"Wellington Dias, o então governador, tinha a responsabilidade de fazer e não fez. Ele foi completamente negligente em relação ao drama da população de Cocal. Até hoje os recursos prometidos e anunciados não foram liberados, as casas não foram construídas, as pessoas se sentem ludibriadas. Por isso é que tenho dito da necessidade de uma reflexão maior na hora do voto, porque este é o momento em que devemos discutir o verdadeiro compromisso dos nossos políticos. Eles têm compromisso com a sociedade ou com seus interesses?", questionou.
Rejane Dias, mulher do ex-governador, foi citada na entrevistada. Segundo Dom Alfredo, o ex-chefe do executivo teria usado a mulher para sensibilizar as vítimas e fazer com que acreditassem, naquele primeiro momento, de muita pressão, sobre suas boas intenções, que terminaram não se efetivando.
Ele exige prestação de contas dos recursos que o governo do estado alega ter aplicado em Cocal. O bispo ressaltou que não tem ligação com nenhum grupo político do estado e que sua única preocupação é fazer com que as providências sejam adotadas no sentido de amenizar o sofrimento das vítimas e evitar que pessoas descompromissadas permaneçam ocupando cargos eletivos.
"Os detentores de mandato são responsáveis, em parte, pela nossa vida, pelo nosso destino, porque eles detêm o controle do dinheiro, da máquina, o poder de fazer. Infelizmente, não fazem, e isso é lamentável, profundamente lamentável, porque vivemos num estado carente em que a população precisa de quase tudo, ainda mais quando acontece uma tragédia como esta", acentuou o religioso.
Ele vem fazendo críticas ao governo estadual desde a época do acidente. Dom Alfredo entende que o poder deve ser utilizado para prestar serviços à sociedade e não para humilhar os menos favorecidos.
Fonte: 180graus