sexta-feira, 23 de julho de 2010

A DISPUTA PELO PODER A QUALQUER CUSTO

Quanto vale uma eleição de governador, Senador, deputado federal e deputado estadual? Ora, só Deus sabe. O que se gasta numa campanha majoritária a Justiça Eleitoral não toma conhecimento nem da metade.

Infelizmente no Brasil a disputa pelo poder é na base do qualquer custo. Quem tem dinheiro dificilmente perde eleições. Isso já é do domínio público. Os deputados federais mais votados são os que gastam mais. Depois vem os dois senadores eleitos. Muita grana.
Mas, o grosso do dinheiro corre mesmo é na candidatura de governador. O caixa dois é maior do que o partido. Na verdade, os políticos se elegem mais pela força do dinheiro do que pela vontade popular do povo.
Eleições no Brasil grita por uma reforma política a altura de nossa realidade. É preciso prevalecer a vontade do povo e não o desejo de quem tem dinheiro.
Diante do fato de que o que vale é a força monetária da campanha, tem candidato que nunca foi a televisão falar de propostas. Ele confia mais no dinheiro do que em propostas sérias de progresso e desenvolvimento.
Tem candidato que diz que vai ouvir o povo. Ora, governante para governar dependendo da população semi-analfabeta para a definição de suas metas, certamente não tem propostas ou não está preparado para ser candidato.
A Justiça Eleitoral ao invés de andar atrás de invalidar candidaturas por motivos banais e ridículos, deveria obrigar desses candidatos a governador que definam o mínimo de propostas para análise da população. Ainda não sabemos o que realmente prometem nossos candidatos a governador.
Uma dica para eles: Precisamos de emprego, trabalho, o povo não suporta mais ter tantos desempregados dentro de casa. Isso retrata mal o nosso estado e a nossa classe política.
O Piauí está gritando por industrias, agricultura planejada, turismo e conclusão de obras públicas importantes e estruturantes como Porto de Luiz Correia e a Universidade do Delta do Parnaíba. Um grande empreendimento, geralmente trás a mudança do perfil econômico de um município ou até mesmo do estado.
Agora, continuar com esses candidatos discutindo sexo de anjo e esquecendo um planejamento que anime a população, tá dificil. Mas, não é possível que o povo não saiba discernir o que realmente é bom para o nosso estado.
Precisamos de um governador que tenha realmente competência para reger os destinos do estado naturalmente que buscando um planejamento voltado cada vez mais para a produção em todos os seguimentos.
Os candidatos estão mais preocupados em se agredirem do que falar de propostas sérias de governo. Que pena hein!
Por Tomaz Texeira