terça-feira, 25 de outubro de 2011

Após nove anos, FHC volta ao Alvorada para jantar com Dilma

Quase nove anos depois de deixar a Presidência, Fernando Henrique Cardoso voltará nesta terça-feira (25) ao Palácio da Alvorada como convidado da presidente Dilma Rousseff.
Dilma receberá para um jantar em Brasília o grupo conhecido como The Elders (os anciãos, em português), que reúne líderes mundiais em torno de uma agenda humanitária e de promoção da paz.
Além de FHC, estão confirmados no jantar o arcebispo sul-africano Desmond Tutu, o ex-presidente norte-americano Jimmy Carter; Martti Ahtisaari, ex-presidente da Finlândia; Gro Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega; e Mary Robinson, a primeira mulher a assumir a presidência da Irlanda e ex-alta comissária da ONU para Direitos Humanos.
O grupo foi criado em 2007 pelo ex-presidente sul-africano Nelson Mandela --que não virá ao Brasil por motivos de saúde.
Em fevereiro, durante a comemoração dos 90 anos da Folha, FHC pediu a Dilma que os recebesse em audiência. À época, a presidente confirmou o desejo de encontrar os líderes. Eles estão reunidos no Rio para um encontro aberto hoje e que termina na quinta-feira.
Entre as pautas do encontro está a paz no Oriente Médio. Eles apoiam a criação imediata do Estado Palestino, mesmo pleito feito por Dilma em setembro em seu discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
Outros dois temas dos líderes no Rio são o fim dos casamentos infantis forçados, que acontecem principalmente na África e mundo islâmico, e a crise social e alimentar na Coreia do Norte.
Um quarto tema a ser discutido é o das mudanças climáticas. A pauta é uma das principais da política externa de Dilma atualmente, que tem convidado presidentes e lideranças para participar em 2012 da Rio+20, evento com o qual pretende deixar sua marca na área.
Será a primeira vez que o ex-presidente Fernando Henrique voltará ao Palácio daAlvorada, residência oficial da Presidência da República, desde o final de seu governo (1994-2002).
Depois de uma relação difícil com Lula, seu sucessor, FHC tem mantido relações cordiais com Dilma. Ele chegou a irritar seu partido, o PSDB, com declarações elogiosas, feitas em seu blog, à ação da presidente no combate à corrupção.
Já Dilma desagradou o PT ao fazer elogios em carta a Fernando Henrique, por ocasião do aniversário de 80 anos do ex-presidente.
Fonte: Folha Online