quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Como Kadafi morreu

O relato é da agência inglesa de notícias Reuters.
Pouco depois das orações da tarde de ontem, em Sirta, sua cidade natal, Kadafi tentou deixar a cidade acompanhado por um grupo de assessores e de militares. Era consistente o avanço das tropas rebeldes que já controlavam quase todo o país. Ele ali permanecera escondido durante dois meses.
Um comboio formado por 15 carros começou a se movimentar. Depois de algum tempo foi atacado por disparos de aviões franceses a serviço da OTAN.
Com Kadafi viajavam cerca de 60 pessoas. Pelo menos 50 delas foram atingidas pelos disparos. Kadafi e um punhado de homens conseguiram escapar.
Um desses homens, diante da aproximação de soldados rebeldes, fez sinal com seu rifle de que estava disposto a se render. E foi o que fez. Avisou aos rebeldes que Kadafi estava ali perto.
Kadafi ainda tentou se esconder por trás de umas árvores, porém foi descoberto. Desesperado, meteu-se num buraco. Foi arrancado dali. Só dizia: "O que se passa? O que se passa?"
Os rebeldes asseguram que ele estava ferido em uma das pernas.
Com Kadafi, foram mortos outros quatro homens. Um deles decapitado.
Dos oito filhos biológicos de Kadafi, três deles, Mutassim, Khamis e Saif Al Arab, estão mortos. Quatro, Saadi, Mohamed, Aisha e Hanibal fugiram para a Nigéria e Argélia. Ninguém sabe do paradeiro do seu virtual sucessor, Saif el Islám.
A cadeia de televisão Al Arabiya identificou Ahmed Al Shebani, de 18 anos, como o autor do disparo que acabou com a vida de Kadafi. Aqui, ele exibe sua famosa pistola dourada. Foto: Philippe Desmazes - AFP