quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Deu no Pedro Alcântara...

MORTE DE FERNANDA LAGES VAI PARA O ARQUIVO DO TJ O inquérito que apura a morte da estudante Fernanda Lages já tem um local definido. Pelo menos para Policia: o arquivo do Tribunal de Justiça. Concluída a investigação após dois meses do fato, a Polícia diz que nem sabe se foi homicídio, suicídio ou acidente. Cita morte violenta. O Ministério Público diz que foi homicídio, fala até num suposto mandante, mas não ousa dizer o nome. Quer que a Polícia diga. Quem poderia ajudar na elucidação se diz surdo, mudo e cego, no caso os vigias. E assim, é mais uma morte misteriosa na história da crônica policial de Teresina. A primeira pergunta que até hoje ninguém procurou descobrir: a quem interessava a morte de Fernanda? A partir daí, quem sabe, se poderia chegar a uma conclusão.
QUEIMA DE ARQUIVO
Em 1976, havia em Teresina um jornal combativo. O Correio do Povo. Tinha fortes ligações com o então MDB e batia na ditadura. Para acabar com o jornal tocaram fogo numa loja que vendia redes e novelos de linha que ficava ao lado. Foi tudo devorado pelas chamas cedo da noite. Uma coisa puxa a outra. Nos bastidores da politica comenta-se que, o incêndio que destruiu literalmente três secretarias do governo, dentre elas a da Saúde, pode ter sido criminoso. Uma literal queima de arquivo. O fogo começou no 2º piso na secretaria de Desenvolvimento Econômico do lado do TCE e foi rapidamente devorando tudo. Isso faz lembrar aquele caso da Emgerpi quando sumiram os computadores que seriam investigados. Vem a mesma pergunta do caso Fernanda Lages: a quem interessaria uma queima dos arquivos da Saúde no Piauí?

TCE REVELA O MAPA DA MINA DO PC do B NO PIAUÍ
O Tribunal de Contas do Estado descobriu o mapa da mina da dinheirama do PC do B no Piauí. Todo mundo já sabia que a gastadora era a FAMEPI. Faltava apenas saber de onde saía o dinheiro. Pois agora o TCE revelou. Trata-se, da Secretaria de Segurança Pública do estado que, anual e sistematicamente, repassou ao longo dos últimos oitos anos R$ 9 milhões para irrigar os cofres da FAMEPI. O pior, diz o TCE, a aplicação desses recursos pelo Sr. Raimundo Mendes (eterno presidente da FAMEPI) tem destino duvidoso. No relatório do TCE ficou constatado que, em ano de eleição o repasse da Segurança para a FAMEPI aumenta. Foi assim em 2008 e depois em 2010. Sem nada entender, o distinto público pergunta inocentemente: o que é mesmo que a FAMEPI faz de tão importante na área segurança para receber tanto dinheiro?

SEGUNDO TEMPO
Não é de hoje que a FAMEPI vem sendo denunciada e investigada por supostos desvio dos recursos recebidos. Vira e mexe ela aparece nas denuncias da Controladoria Geral da União e dos Tribunais de Contas como malversadora de verbas públicas. Até quando isso acontecer. No projeto Segundo Tempo, toda vez que tem uma denuncia nacional aparce a FAMEPI. Que coisa!!!

QUEM É O MAIOR PARTIDO DO BRASIL?
Qual o maior partido do Brasil? Depende. Se for pelo número de filiados é o PMDB que de acordo com o TSE, tem 2 milhões, 420 mil e 327 pessoas de ficha assinada. Em seguida vem PT com 1.566.208; PP com 1.436,670; PSDB com 1.410, 917; PDT com 1.212, 531; PTB com 1.203, 825 e na 7ª posição está o DEM com 1 milhão 124 mil 69 filiados.

ACORDO
O estado do Ceará pediu arrego. A Comissão que trata do litígio territorial entre os dois estados (Piaui x Ceará), recebeu pedido do governo cearense para que o Piauí retire do Supremo Tribunal Federal a Ação movida em torno do caso. Os cearenses acenam com um acordo. Vem cá, desde quando para fazer acordo é preciso retirar Ação?
Primeiro faz o acordo, assina o documento e depois arquiva a Ação por "perda do objeto".