sábado, 12 de novembro de 2011

Cataratas e Amazônia entram em lista preliminar das 7 Maravilhas da Natureza

As Cataratas do Iguaçu e a Amazônia foram escolhidas nesta sexta-feira como duas das Sete Novas Maravilhas da Natureza, em uma votação que contou com a participação de milhares de pessoas através de votos pela internet e mensagens de texto.
A nova lista é completa com: baía de Halong, no Vietnã; Parque Nacional de Komodo, na Indonésia; a ilha de Jeju, na Coreia do Sul; a Montanha da Mesa, na África do Sul; e o rio subterrâneo de Puerto Princesa, nas Filipinas, segundo os resultados da votação, ainda preliminares, que foi divulgada pelo site "new7wonders.com".
A organização do concurso, uma iniciativa do empresário suíço Bernard Weber, advertiu, no entanto, da possibilidade de haver alguma mudança na relação, pois os resultados da votação até agora são provisórios e ainda devem ser validados.
Esta advertência não bastou para estragar a festa em alguns dos lugares escolhidos como maravilhas da natureza.
Na cidade amazônica peruana de Iquitos, o júbilo explodiu ao se saber que a região, com o rio mais longo e caudaloso do mundo e sua floresta, foi reconhecida como uma maravilha natural.
Além de soltar fogos de artifício, muitos moradores locais se lançaram às águas do Amazonas para festejar.
"Esta declaração representa muitos turistas mais para Loreto, milhares de dólares mais para investi-los em um desenvolvimento sustentável e limpo da região, um progresso que não danifique o meio ambiente (...), agora cuidemos todos muito mais do Amazonas", disse à Agência Efe o presidente da região de Loreto, Ivan Enrique Vásquez.
O Governo regional de Loreto foi o promotor da candidatura do Amazonas, e por conseguinte da região, embora a gigantesca bacia desse rio de 6.800 quilômetros de extensão abranja territórios de outros países como Brasil, Equador e Colômbia.
"O rio Amazonas nasce no Peru e 60% do território peruano é Amazônia; o Peru não é identificado como país amazônico, mas agora, depois dessa escolha, há um apelo muito forte para o investimento", disse a diretora de Promoção de Turismo da Estatal Promperú, María del Carmen Reparaz.
A mesma alegria de Iquitos foi vivida na província argentina de Misiones, onde ficam as Cataratas do Iguaçu, em um enclave na fronteira com Brasil e também perto do Paraguai.
"São uma maravilha", é a manchete do jornal eletrônico Territoriodigital.com com grandes letras em cima de uma foto na qual se aprecia a magnificência deste conjunto de mais de 270 quedas de água, alguns de quase 80 metros.
Outro jornal digital, "La Voz de Cataratas", tornou extensivo o reconhecimento a todos os habitantes da região: Somos maravilha!
Além disso, o jornal anunciou que há festa na cidade de Puerto Iguazú e na brasileira Foz de Iguaçu e que as autoridades convocaram a população para participar de uma caravana e de um espetáculo de fogos de artifício no Marco das Três Fronteiras.
"Isto é histórico, todo o esforço que fizemos para chegar aqui, todo o investimento, agora a enfocaremos na capacitação e nas melhoras da infraestrutura de todo o local, e da província", disse o governador de Misiones, Maurice Closs.
Closs agradeceu em mensagem "às milhares e milhares de pessoas que votaram nas Cataratas no mundo todo" e especialmente ao povo de sua província por ter feito "o esforço para escolher as Cataratas como uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza".
A votação aconteceu pela internet, telefone e mensagens de texto. Até agora a organização não informou de quantas pessoas votaram, nem da percentagem de votos que receberam as candidatas escolhidas.
As sete maravilhas da natureza surgiram da votação das 28 candidaturas finalistas, escolhidas por um painel de especialistas após vários critérios, entre as mais de 450 apresentadas.
A votação terminou neste dia 11 de novembro de 2011 às 11 horas, 11 minutos e 11 segundos GMT.
O empresário suíço Bernard Weber, fundador da empresa New Open World Corporation, da qual partiu a iniciativa, agradeceu pelo apoio que teve.
"Que teve tempo de participar demonstrou que se preocupa com algo que é muito importante para todos nós: nossa casa, a Mãe Terra", escreveu em sua página na internet.
Das 28 finalistas, sete candidaturas eram da América, cinco da Europa, duas da África, três da Oceania e 11 da Ásia.
Entre as candidaturas finalistas que não alcançaram a votação necessária para ganhar estão lugares conhecidos como o Grand Canyon, nos Estados Unidos; o Mar Morto, em Israel; e a Grande Barreira de Corais, na Austrália.
Da América Latina não conseguiram Salto Ángel, na Venezuela; as ilhas Galápagos, no Equador; e Floresta Nacional El Yunque, em Porto Rico.
O portal "new7wonders.com" anunciou que no início de 2012 serão organizadas cerimônias oficiais para apresentar as Sete Novas Maravilhas da Natureza. EFE.