quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Tecnologia faz Pequim voltar a ser capital mundial das bicicletas

Bikes elétricas venderam 2 vezes mais unidades do que carros em 2010. Jovens também aderem à moda das ‘fixas’, comuns em Londres e NY.
O crescimento expressivo da economia chinesa nos últimos anos trouxe de carona o aumento das vendas de automóveis no país. Pequim chegou a ver ameaçado seu título de capital mundial das bicicletas, mas o surgimento das bicicletas elétricas tem virado o jogo para o tradicional veículo de duas rodas. Hoje, o mercado interno das chamadas e-bikes na China é duas vezes maior – em unidades vendidas – do que o mercado automotivo, um alívio para uma metrópole como a capital chinesa.
Mesmo com avenidas largas e planejadas, a cidade precisou enfrentar os mesmos problemas de outras grandes metrópoles por conta da invasão dos carros: congestionamentos constantes, mesmo fora dos horários de pico, falta de estacionamento e aumento das mortes provocadas por acidentes e atropelamentos. O governo local criou faixas exclusivas para usuários de bicicleta, mas a medida vinha sendo apenas um paliativo, sem efeito contra o crescimento do número de automotores, até o recente boom das e-bikes.
Fonte: G1