quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

NAS GRADES: Nos EUA, ex-governador é condenado por leiloar vaga de Obama

O ex-governador do Estado de Illinois Rod Blagojevich foi condenado nesta quarta-feira a 14 anos de prisão por acusações de corrupção. O democrata foi considerado culpado de ter tentado lucrar ao "leiloar" a vaga do então senador Barack Obama logo após sua ida para a Casa Branca, em 2008.
Durante a leitura da sentença nesta quarta, o ex-governador pediu desculpas ao seu Estado, sua família e ao juiz, dizendo estar "inacreditavelmente arrependido".
Ele já havia sido considerado culpado por corrupção por um júri popular no dia 27 de junho, por 18 de 20 acusações.
Entre elas, estava a de tentar vender o assento no Senado que Barack Obama ocupou antes de se tornar presidente. Nos EUA, o governador é responsável por indicar substituto quando um senador deixa o cargo no meio do mandato.
Blagojevich sofreu impeachment em janeiro de 2009 durante seu segundo mandato, e posteriormente foi acusado de corrupção. Ele chegou a aceitar participar em um reality show no meio da selva, na Costa Rica, mas a Justiça o proibiu.
Cinco governadores do Illinois já foram acusados ou presos por fraudes ou subornos. O antecessor de Rod Blagojevich, o republicano George Ryan, cumpre pena de seis anos e meio de prisão por fraude.