domingo, 4 de dezembro de 2011

Senador incompetente causa prejuizo ao Piauí

W. Dias tem emenda parlamentar rejeitada no Orçamento Geral da União
Pela primeira vez, nos últimos anos, uma emenda de um parlamentar piauiense foi rejeitada na Comissão de Admissibilidade da Comissão Mista do Orçamento Geral da União. Ela foi cortada das propostas para o exercício de 2012 porque não tinha nem pé nem cabeça. Com isso, o Piauí terá uma emenda parlamentar a menos para o próximo ano.
A emenda do parlamentar piauiense, no valor de R$ 60 milhões, foi cortada pela presidente da Comissão de Admissibilidade, deputado federal Danilo Forte (PMDB-CE), por falta de projeto. O que ela propunha? Recursos para a extensão da linha do pré-metrô de Teresina até o município de Caxias e também até a cidade de Altos.
Como o autor da emenda queria levar o trem do pré-metrô para as duas cidades e não apresentou projeto nesse sentido, o presidente da Comissão rejeitou inapelavelmente a proposta, por tratar-se de um erro primário em sua formatação. O autor indicou apenas que os recursos deveriam ser alocados através do Ministério dos Transportes.
Depois que teve a emenda cortada, o parlamentar piauiense não se entregou. Ele tentou representá-la na mesma Comissão mudando os recursos da área do Ministério dos Transportes para o Ministério da Agricultura. E sabe para quê? Para a compra de tratores. Como também não havia projeto para tal, a emenda rejeitada foi outra vez.
Ah! Falta dizer quem é o autor da tal emenda, não é? Por incrível que pareça, não é um marinheiro de primeira viagem, não. Trata-se de um político traquejado, com vasta experiência no exercício de mandatos parlamentares e executivos, que poderia perfeitamente se poupar de vexames desse tipo: o senador Wellington Dias.
A proposta do senador de recuperar e revitalizar o transporte ferroviário de passageiros entre Teresina e Altos deve ser considerada. Mas, quando apresenta emenda orçamentária desacompanhada do projeto, sinaliza que nem ele mesmo leva a ideia a sério. E, quanto à inclusão da linha Teresina-Caxias, não seria descabido concluir: os parlamentares piauienses não estão conseguindo recursos federais nem para o Piauí, quanto mais para o Maranhão!
Fonte: Zozimo Tavares