terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Série animada do 'Sítio do Picapau Amarelo' terá ritmo acelerado

A abertura da versão animada de "Sítio do Picapau Amarelo", baseada na obra de Monteiro Lobato, já dá sinais do que vem por aí. A conhecida trilha sonora, feita por Gilberto Gil, ganhou ritmo acelerado. A estreia está prevista para 7 de janeiro, com exibição nas manhãs de sábados, na TV Globo.
A série tem ritmo bem dinâmico. Como conta o diretor Humberto Avelar, a animação segue o estilo dos desenhos atuais, que "são muito acelerados, alguns têm um ritmo frenético". Além do ritmo, Avelar e equipe se preocuparam em valorizar o humor de Lobato. "Talvez seja a versão mais engraçada do Sítio", aposta o diretor.
Os 26 episódios da primeira temporada são todos baseados no livro "Reinações de Narizinho". Mas a ideia é adaptar um livro por temporada (o segundo é "Viagem ao Céu") e aproveitar as vantagens da animação.
"Sempre tínhamos em mente fazer o que só seria possível na animação, como um consultório do doutor Caramujo embaixo da água, animais marinhos que conversam com os personagens", conta Avelar. "Não só cenários como também ações. A Emília pode virar uma bolinha de pano e sair rolando, cair de uma altura grande e ricochetear."
Sobre ser fiel ou não à obra de Lobato, o roteirista Rodrigo Castilho diz que os episódios foram inspirados em trechos não desenvolvidos nos livros do autor, como sugestões de histórias.
"No início de 'Reinações de Narizinho', por exemplo, Lobato fala sobre o Sítio parecer um lugar tranquilo para quem passa por ele de longe", diz Castilho. "Então o primeiro episódio da série foi feito em torno desse conceito, mostrando para as crianças como o Sítio é um lugar especial e nada pacato", completa. "Assim permanecemos fieis e ao mesmo tempo conseguimos criar episódios de 11 minutos de duração, já que as histórias de Lobato exigiriam mais tempo."
Outra preocupação de diretor, roteiristas e produtores (a série é uma parceria entre a produtora Mixer e a TV Globo) foi de que a série tivesse cores locais. Para isso, os cenários foram inspirados em paisagens do interior de Estados brasileiros.
As vozes dos personagens infantis (Emília, Pedrinho e Narizinho) são feitas por crianças. "Fizemos vários testes com adultos, mas achamos que perdia a espontaneidade", contou Avelar.
Álvaro Gomes, administrador da obra de Monteiro Lobato, acredita que o desenho animado convidará as crianças a conhecer a obra de Monteiro Lobato no papel. "A nossa preocupação, desde que fizemos contrato com a Globo em 1997, é nos aproximar das crianças de hoje, com uma linguagem diferente."
A série será acompanhada pelo lançamento de cerca de 70 produtos licenciados pela marca.
Fonte: Gabriella Mancini/ Folha de São Paulo