quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Superpopulação de piranhas afasta turistas da lagoa do Portinho

Conforme denúncias feitas pelo vereador Fernando Gomes (PCdoB) de Parnaíba, que também é analista ambiental e funcionário do Ibama, a Lagoa do Portinho convive mais uma vez com o superpovoamento de piranhas, o que tem impedido o acesso de banhistas às águas da lagoa e reduzido o fluxo de turistas no local.
"Mais do que o apelo daqueles que sobrevivem economicamente da lagoa, o que também é legítimo, é preciso discutir a sua qualidade ambiental. Proliferação de piranhas é um indicativo de desequilíbrio", disse o vereador, em discurso na Câmara Municipal de Parnaíba.

Placas fixadas no local pela prefeitura avisam aos visitantes sobre o perigo do ataque das piranhas. Segundo as placas, o período de maior incidência desses peixes é entre os meses de outubro a fevereiro.
O superintendente do Ibama no Piauí, Carlos Máximo disse ao Portal AZ que o órgão ainda não constatou se é verídica a informação sobre uma superpopulação de piranhas na Lagoas, mas já recebeu denúncias e que, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente irá fazer um estudo para averiguar a situação dos peixes no local. “Podemos fazer uma parceria para fazer como foi feito no açude de José de Freitas. A primeira providencia seria a retirada da piranha e após isso seria o de colocar um peixe predador na lagoa”, explicou Carlos Máximo.
Na Barragem Bezerro, em José de Freitas, foram inseridos 100 mil unidades de peixes da espécie Tilapia para impedir que as piranhas que circulavam pela barragem, continuassem atacando os banhistas.

Piranhas – As piranhas são um grupo de peixes carnívoros de água doce. Habitam alguns rios da América do Sul. Eles pertencem a cinco gêneros da subfamília Serrasalminae (que também inclui peixes como pacus e dourados).
O nome piranha vem de uma idioma híbrido formados das línguas Tupi-guarani; pode ter sido originado da composição das palavras 'pirá', significando 'peixe', e 'sanha' ou 'ranha', significando 'dente'. Alternativamente, ele pode ser sido originado do Tupi 'pirá' ('peixe') e 'ánha' ('corte').
Trata-se de um peixe muito voraz, predador e com mandíbulas fortíssimas. A maioria das piranhas são rápidas, mas geralmente atacam quando estão estimuladas para isso. Dentro das inúmeras espécies de piranhas, algumas são canibais e outras não, mas todas possuem comportamentos agressivos. As piranhas são parentes próximos dos Pacus e são facilmente confundidos quando pequenos.
Fonte: AZ