terça-feira, 22 de maio de 2012

Escritor curitibano Dalton Trevisan vence o Prêmio Camões 2012

O escritor curitibano Dalton Trevisan foi homenageado com o Prêmio Camões, o mais importante da Língua Portuguesa. A organização do prêmio divulgou a informação na manhã desta segunda-feira (21), em Lisboa, através do secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas. O autor vai receber 100 mil euros pela distinção (cerca de R$ 268 mil).
A escolha do autor de "O Vampiro de Curitiba", de 1965, foi unânime pelo júri da 24ª edição do prêmio, formado por seis representantes de Portugal, Brasil, Moçambique e Angola. Foi por esta obra que o homenageado passou a ser chamado de Vampiro de Curitiba, associando também ao estilo de vida dele de reclusão. Trevisan não gosta de dar entrevistas nem de ser fotografado e dificilmente é visto nas ruas.
Ele é reconhecido por ser um dos grandes contistas da Língua Portuguesa e de ter uma prosa peculiar. Entre as obras mais conhecidas estão "Ah, é?", "A Guerra Conjugal", "A Polaquinha", "Arara Bêbada", "111 Ais", "Pico na Veia" e "O Anão e a Ninfeta", lançado em 2011.
Dalton Trevisan, que nasceu em 1925 em Curitiba, é formado em direito e apenas depois de ter sido jornalista policial e crítico de cinema, passou a se dedicar à literatura.
O Prêmio Camões existe desde 1989. No passado, o homenageado foi o português Manuel António Pina. Outros nomes da Literatura Brasileira também já foram agraciados, como João Cabral de Melo Neto, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Ferreira Gullar e Lygia Fagundes Telles.
No comunicado oficial do prêmio, a organização divulgou que não havia conseguido contato com Dalton Trevisan para avisá-lo da homenagem.