De acordo com informações da embaixada norte-americana,
publicadas no site da Agência Brasil, de janeiro a abril deste ano,
400.148 brasileiros obtiveram o visto para viajar aos EUA. No mesmo
período, 6.156 novos postos de trabalho foram abertos em função dos
viajantes brasileiros. Em 2011, foram concedidos 945 mil vistos a
brasileiros e o volume rendeu 14.538 empregos formais naquele país.
De
acordo com o cientista político da Universidade de Brasília (UnB) João
Paulo Peixoto, o perfil do brasileiro é "viajar para consumir", devido à
diferença de preços praticados nos dois países. Em entrevista à Agência
Brasil, ele disse: "Sempre tivemos o fluxo muito grande com os Estados
Unidos, mas antes o foco era turismo. Atualmente o consumo é visível.
Esse turismo de consumo é novo, pessoas que viajam exclusivamente para
comprar".
Segundo o diretor superintendente da Câmara de
Comércio Americana (Amcham-Rio), Helio Blak, o ingresso da classe C no
mercado de consumo, aliado à oferta de crédito, contribuiu para o
crescimento do interesse dos brasileiros nos Estados Unidos. "A ascensão
de classes influenciou esse processo. É expressiva a tendência de
aumento nos vistos para turismo. É um movimento expressivo que acaba por
gerar aumento de emprego, principalmente na área de serviços", disse
ele à Agência Brasil.
Mesmo com o aumento crescente de brasileiros em visita aos EUA, Blak destacou que o interesse ocorre apenas em determinadas localidades, como Flórida e Nova York.
Mesmo com o aumento crescente de brasileiros em visita aos EUA, Blak destacou que o interesse ocorre apenas em determinadas localidades, como Flórida e Nova York.
Fonte: Estadão