domingo, 10 de junho de 2012

Apesar de avesso ao luxo, Toyota Etios não quer parecer "popular"

Nas cidades populosas, é comum ver japoneses caminhando a passos curtos, porém velozes. A Toyota, que segue a filosofia asiática, dará seu primeiro passo largo no Brasil. 
Estagnada com 3% de participação no mercado nacional, a montadora entendeu que só conseguirá crescer se tiver um carro pequeno.
Dessa percepção nasceu o Etios, compacto lançado na Índia no final de 2010 e que será produzido a partir do segundo semestre, em Sorocaba (SP), em duas versões: hatch e sedã.
A Folha avaliou ambos os modelos no Japão, já com as alterações mecânicas que serão promovidas para o mercado brasileiro. E, como em todo movimento mais ousado, há risco de tropeços. 
Disponível apenas para a versão hatch, o motor 1.3 sofre a sina dos propulsores aspirados equipados com cabeçote de 16 válvulas: demora para embalar. A resposta melhora na configuração 1.5 16v, a mais esperta da gama.
A Toyota, porém, faz mistério quanto à potência exata dos motores desenvolvidos para o Brasil, prontos para funcionar também com etanol.
Os números serão divulgados apenas às vésperas da chegada do veículo, provavelmente em setembro. O suspense, segunda a marca, é para evitar que concorrentes com lançamentos planejados para o mesmo período inflem a potência de seus veículos -o Etios comercializado na Índia tem 80 cv. 
 Fonte: Veículos Folha