Estagnada com 3% de participação no mercado nacional, a montadora entendeu que só conseguirá crescer se tiver um carro pequeno.
Dessa percepção nasceu o Etios, compacto lançado na Índia no final de
2010 e que será produzido a partir do segundo semestre, em Sorocaba
(SP), em duas versões: hatch e sedã.
A Folha avaliou ambos os modelos no Japão, já com as alterações
mecânicas que serão promovidas para o mercado brasileiro. E, como em
todo movimento mais ousado, há risco de tropeços.
Disponível apenas para a versão hatch, o motor 1.3 sofre a sina dos
propulsores aspirados equipados com cabeçote de 16 válvulas: demora para
embalar. A resposta melhora na configuração 1.5 16v, a mais esperta da
gama.
A Toyota, porém, faz mistério quanto à potência exata dos motores
desenvolvidos para o Brasil, prontos para funcionar também com etanol.
Os números serão divulgados apenas às vésperas da chegada do veículo,
provavelmente em setembro. O suspense, segunda a marca, é para evitar
que concorrentes com lançamentos planejados para o mesmo período inflem a
potência de seus veículos -o Etios comercializado na Índia tem 80 cv.
Fonte: Veículos Folha