terça-feira, 5 de junho de 2012

Dinheiro da CODEVASF para calçar bairros e avenidas e não irrigam nada no Parnaíba

A cada dia me conscientizo de que o grande problema do Piauí é mesmo falta de gestão competente. Nossos políticos não têm cultura suficiente para contribuir com projetos inteligentes aproveitando nossas riquezas naturais para gerar progresso emprego e renda.
Abro o jornal e leio que a PMT acaba de conseguir recursos da CODEVASF para o alargamento da avenida que liga o Poti Velho ao bairro da Santa Maria da Codipi. Pelo amor de Deus! Que loucura! O dinheiro da CODEVASF é mal aplicado no Piauí, quando o foco deveria ser as margens do Rio Parnaíba, organizando cooperativas, elaborando projetos de grandes adutoras, para levar água aos mais distantes e maravilhosos campos de irrigação com larga produção de grãos, verduras, legumes e frutos. Imaginem as margens do Parnaíba produzindo como se faz em Juazeiro na Bahia e Petrolina em Pernambuco!! Projetos arrojados de irrigação transformando a grande Teresina, num celeiro de produção com projetos voltados para atender ao mais exigente mercado de exportação. O mundo inteiro precisa de frutos nobres, de etanol e açúcar e é esse o grande manancial das margens do Poti e Parnaíba, isso sem se falar no vale do Gurguéia, do Rio Piauí e de tantos outros afluentes do Parnaíba, que anualmente perdem bilhões e bilhões, à disposição na CODEVASF, por falta de projetos voltados para esse grande filão de nossa economia, vergonhosamente ainda não explorado.
Nossos políticos não têm ideias, criatividades, ou porque não dizer, competência e visão para enxergar a grandeza que simboliza o nosso majestoso Rio Parnaíba.
O Piauí se fosse um estado bem governado por políticos de visão futurista e competentes para o aproveitamento de nossas riquezas naturais, como o Parnaíba e o Poti, com certeza, não andaríamos de pires na mão em Brasília e seríamos o modelo ou protótipo de progresso e desenvolvimento nessa região nordestina. Mas, para tristeza nossa, eles fazem projetos para calçar bairros e avenidas, como aconteceu bem recente em projeto do deputado Firmino Filho, liberado pelo Deputado Julio César junto a CODEVASF, para calçar um bairro da periferia de Teresina. Agora a Prefeitura anuncia que a CODEVASF, vai liberar recursos para fazer a avenida que liga a Santa Maria da Codipi à ponte do Poti Velho e já está anunciando recursos também da CODEVASF para fazer a restauração da galeria do Promorar. Enquanto isso, desconhecemos qualquer projeto buscando recursos da CODEVASF, para projetos de produção em larga escala de abacaxi, caju, maracujá, melão, uva, tangerina, e tantas outras culturas, inclusive na produção arrojada de piscicultura, aproveitando o grande manancial de água de que dispomos.
Não temos nada! Projetos de nada! Absolutamente de nada, que possa revelar que estamos sendo levados a porto seguro. Que pena, como nossa classe política é medíocre, o maior atestado dessa mediocridade irresponsável, está no fato de não termos nenhum mega projeto para o aproveitamento do majestoso Rio Parnaíba, utilizando os bilhões à disposição na CODEVASF, na busca pelo desenvolvimento sustentável, com produção irrigada de culturas rentáveis para atender ao mercado de exportação.
Enquanto perdem tempo com pequenos pedidos de repasses para calçar ruas, alargar avenidas e fazer galerias, esquecem de fazer o óbvio que é recursos em larga escala para grandes projetos de irrigação. Que pena. Quanta tristeza.
Para o Piauí ser um estado rico, basta se elaborar 50 grandes projetos de usinas de etanol e açúcar, no mais avançado projeto sucroalcooleiro do nordeste. Para isso, basta montar a estrutura necessária de grandes adutoras, atrair os investidores e planejar o tamanho da produção em diversos projetos até mesmo através de cooperativismo como forma de incentivar o homem do campo. Mas, quem vai pensar assim? Falta dinamismo e competência nos destinos do estado e do município de Teresina. É esse o nosso recado de hoje à nossa juventude.
                            T R I N C H E I R A
·        - TEMISTOCLES JÁ ESTÁ REELEITO – O deputado Temístocles Sampaio já está reeleito para o seu quinto mandato consecutivo à frente do Poder Legislativo. A sua posse por conta dessa nova eleição só ocorrerá no próximo dia 1º de fevereiro de 2013, que deverá durar até 31 de janeiro de 2014.
·        - TEMISTOCLES JÁ ESTA REELEITO II – A nova eleição de Temístocles Sampaio Filho tem gerado especulações  contrárias ao continuísmo de Temístocles pela quinta eleição consecutiva. Ora, enquanto o Poder Legislativo não votar uma emenda que regulamente a reeleição apenas uma vez para o Presidente do Poder Legislativo, ficando proibido de pleitear uma nova eleição quando de outra legislatura, quem tiver a caneta poderá se reeleger até interar 1.500.
·        - WILSON ARTICULA UMA CHAPA GOVERNISTA – O governador Wilson Martins, está articulando a formação de uma chapa governista para disputar a Prefeitura de Teresina. O candidato deverá sair do PSB, PMDB, PC do B ou PRB. Os nomes mais citados entre os partidos são de Marlos Sampaio do PMDB e Robert Rios do PC do B, este, já convidado pelo próprio governador.
·        - MARLOS É CANDIDATO E OFERECE A VICE AO PSBJá  o deputado Marlos Sampaio não abrirá mão de sua candidatura, chegando a oferecer a vaga de vice ao PSB e segundo ele com qualquer indicação que venha a ser feita pelo Governador Wilson Martins.                         
·        - FIRMINO CONTINUA CORRENDO ATRÁS DE APOIO – Quem tem encontrado dificuldades de encontrar um aliado de peso é o tucano Firmino Filho. Até agora o líder das pesquisas não tem conquistado apoio de nenhum grande partido. O sonho de ter o PSB na sua chapa mesmo tendo Silvio Mendes contrário a essa pretensão, acabou depois da decisão do governador de ter candidatura própria ou apoiar a candidatura de Marlos Sampaio.
·        - ROBERT VAI RENUNCIAR E PODERÁ SER O CANDIDATO DO PC DO B – O deputado e Secretário de Segurança,  Robert Rios, está anunciando a sua saída da Secretaria para assumir a candidatura de Prefeito de Teresina.
·        - MÃO SANTA JÁ É CANDIDATO – O ex-governador Mão Santa já é o candidato da oposição em Parnaíba. Com o apoio do vice governador e sobrinho de Mão Santa, Moraes Souza Filho, o ex-governador poderá contar também com o apoio do PSB do governador Wilson Martins. Mão Santa tem apoio de várias siglas, sendo visto como favorito das eleições.
·        -  CASO FERNANDA LAGES – A Policia Federal está adquirindo uma urna funerária, para devolver à família, o corpo da estudante Fernanda Lages para o seu segundo sepultamento. Entretanto, a PF nada fala do inquérito embora se saiba nos bastidores que poderá dar suicídio por falta de pistas para se chegar a um possível assassino. Será? Com certeza o povo de novo não vai aceitar. 
 
Fonte: Jogo Aberto