quarta-feira, 20 de junho de 2012

Em entrevista Mão Santa lança novas propostas para cidade de Parnaíba

O pré-candidato a prefeitura de Parnaíba, Francisco de Assis Moraes Souza, foi entrevistado hoje (19), na TV Costa Norte, onde respondeu a questionamentos acerca de projetos políticos.Inicialmente, Mão Santa disse que Parnaíba precisa voltar a ser como era antes, pois com o passar dos anos tem crescido muito pouco, mesmo sendo considerada a 2ª maior do estado do Piauí. Segundo ele, o município não tem acompanhado o crescimento em relação a outros estados.
O ex-senador ressaltou que quanto à estrutura, Parnaíba não tem praças urbanizadas, como em outros lugares, dando como exemplo, as cidades de Viçosa e Sobral, no Ceará.
Mão Santa foi taxativo, quando disse: “Quem tem luz própria não precisa apagar a dos outros”, fazendo referência ao estilo político que deverá adotar durante a campanha para a sucessão municipal.
Durante a entrevista, quando perguntado sobre o desenvolvimento econômico, Mão Santa, disse que Parnaíba tem uma localização privilegiada, precisa de investimentos na área do transporte coletivo, que ele disse que nada foi feito e que acredita como de grande importância para a população.
Quanto ao seu nome como pré-candidato, ele disse estar atendendo um anseio popular, já que a sociedade o quis como candidato, assim como oito partidos da sua base aliada o procuraram para tê-lo como representante.
Ele citou educação e trabalho como fontes de desenvolvimento, dizendo que quando governador foi responsável pela expansão da Universidade Estadual do Piauí na cidade, onde foi possível aumentar o número de cursos e vagas.
Ao ser questionado sobre a segurança pública, Mão Santa disse que este é um problema simples, que práticas como as que acontecem em Parnaíba, fazem parte da ação de meninos de rua, e que quando prefeito, só havia 27 meninos de rua em Parnaíba, que foram acolhidos pelo projeto “Bom menino”, desenvolvido por sua esposa, Adalgisa Moraes Souza.
A respeito da diferença entre o Mão Santa de ontem (quando foi gestor de Parnaíba, na década de 80) e a pessoa que é hoje, ele disse que tornou-se um homem mais experiente, tolerante e bem relacionado. Segundo ele, os ministros da Pesca e da Educação são seus amigos pessoais o que facilita ações em prol do município.
Ao falar de abastecimento de água, Mão Santa ressaltou que melhorou a qualidade da água para a população, pois antes dele, só havia ameba e verme. A respeito da energia elétrica, ele disse que foi responsável pelo índice de 130KW, melhorando o fornecimento para a comunidade.
Entre as críticas feitas pelo pré-candidato, o mesmo citou a saúde pública do município, como o problema mais grave, dando como exemplo a cidade de Teresina, onde 16 hospitais são mantidos pela prefeitura. “Nós vamos construir hospitais de pequena e média complexidade para atender a população como esta merece”, disse.
“Nós vamos melhorar a educação. O filho de vocês vai poder sair da escola municipal passado no vestibular”, ressaltou o ex-senador.
O médico Francisco de Assis de Moraes Souza disse que quer voltar a ser prefeito para que o povo se sinta grande e tenha orgulho de mora.
Outro ponto acerca do desenvolvimento foi lembrado por Mão Santa. Ele lembrou que o Aeroporto em sua gestão funcionará realmente como internacional e transportará cargas, pois haverá um trabalho de exportação voltado para a fruticultura. Durante entrevista, o ex-senador relembrou sobre um dos assuntos mais polêmicos no que tange á economia, que trata-se da instalação da Grendene em Parnaíba. Ele afirmou não ser culpado para que esta não tenha vindo para a cidade litorânea.
Questionado sobre investimentos, o pré-candidato do PSC disse que buscará desenvolvimento para Parnaíba no intuito de melhorar a economia. “A política doentia não funciona mais”, se referindo aos adversários políticos, que segundo ele, tentam desmerecer suas ações.
O pré-candidato finalizou que quer ser lembrando pela população de Parnaíba pelos bons exemplos que deu a frente dos cargos públicos.
Fonte: Proparnaíba