sábado, 16 de junho de 2012

Jornal Folha de S. Paulo diz que Ciro Nogueira e Iracema Portella atuam para blindar Delta na CPI

"O grupo pró-Cavendish conta com o senador Ciro Nogueira e sua mulher, Iracema Portella, do PP-PI. O casal Nogueira estava em Paris na Semana Santa, às vésperas da criação da CPI", diz Folha.

Reportagem da Folha de S. Paulo desta sábado (16), assinada por Andreza Matais e Rubens Valente de Brasília, revela que grupo de deputados e seadores atua para blindar Delta na CP1 do Cachoeira. Confira:
Grupo de deputados e senadores atua para blindar Delta na CPI
A votação que adiou por tempo indeterminado o depoimento do empreiteiro Fernando Cavendish expôs as articulações de uma "bancada" na CPI do Cachoeira que atua para blindar o dono da Delta. 

As orientações partem do PMDB nacional, do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ambos amigos de Cavendish. A Delta tem vários contratos com o governo fluminense.
Fazem parte do grupo os deputados Leonardo Picciani e Filipe Pereira, do PSC-RJ, João Magalhães (PMDB-MG) e Cândido Vaccarezza (PT-SP), este por razões partidárias em virtude de acordos feitos entre o partido e o PMDB.
O grupo pró-Cavendish conta também com o senador Ciro Nogueira e sua mulher, Iracema Portella, do PP-PI e amigos do empreiteiro.
O casal Nogueira estava em Paris na Semana Santa, às vésperas da criação da CPI, quando diz ter encontrado casualmente Cavendish.
Em dezembro de 2009, Ciro postou em sua conta no microblog Twitter: "Hoje vou ao casamento do meu amigo Fernando Cavendish".
Na sessão da última quinta-feira que bloqueou o depoimento de Cavendish, Ciro defendeu que o empreiteiro não fosse convocado.
"Nós ficamos apenas numa guerra de convocar fulano [...]. Nós não quebramos o sigilo da Delta? Vamos analisar", discursou o senador. Além de Nogueira, o deputado Picciani também se manifestou ao microfone contra a convocação. "Nós não precisamos ter a ânsia de convocar [Cavendish] sem ter o que perguntar, apenas para fazer um espetáculo que seja."
"Não tenho convívio social com Cavendish", disse Picciani, por meio da assessoria. "Sou independente."
Filipe Pereira também negou integrar a "bancada da Delta". Vaccarezza afirmou que não é da "tropa de cheque nem da tropa de choque" de empresas. "Quer dizer que todos os amigos do Cabral são bandidos?"
Eduardo Cunha disse que "ninguém manda em mandato de ninguém" e que não participa de CPI. Cabral disse, via assessoria, que não influencia o PMDB na CPI.

Via GP1