terça-feira, 5 de junho de 2012

Parque Nacional de Sete Cidades completa 51 anos

Meio século de uma história que remonta milênios. No dia 8 de junho, o Parque Nacional de Sete Cidades completa 51 anos de existência. Porém, sua importância geológica, histórica e cultural está gravada nas formações rochosas e inscrições rupestres que datam cerca de 190 milhões de anos.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o parque recebe, atualmente, cerca de 30 mil visitantes por ano. Porém, este número poderia ser bem maior, é o que informa a Coordenadora Regional do ICMBio/Parnaíba, Eugênia de Medeiros: “Caso houvessem voos internacionais regulares no aeroporto localizado no litoral do estado, a frequencia de turistas poderia crescer mais de 100% e isto acarretaria também na necessidade de mais empreendimentos para atender esta nova demanda”.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), o aeroporto de Parnaíba está apto a receber voos internacionais, porém ainda não há empresas que realizem esta prática com regularidade. Por outro lado, a Setur destaca que existem negociações a fim de tornar esta possibilidade em realidade.
A Coordenadora Regional do ICMBio/Parnaíba, Eugênia de Medeiros, acrescenta ainda que o Parque Nacional de Sete Cidades está precisando de investimentos mais imediatos. “Reformas na infra-estrutura e nos serviços de atendimento são nossas necessidades atuais”, afirma.
Ecoturismo e a Copa do Mundo
O Brasil sedia em 2014 a Copa do Mundo de futebol. Mesmo o Piauí não sendo uma das cidades-sede dos jogos, ele servirá de ponto de apoio para cidades como Fortaleza que receberá algumas das disputas esportivas.
De acordo com Eugênia de Medeiros, Coordenadora Regional do ICMBio/Parnaíba, esta é uma oportunidade imperdível de mostrar as potencialidades do Piauí. “O Parque Nacional de Sete Cidades ainda não consta na relação dos pontos turísticos que integram o roteiro da Copa de 2014. Mas, se os políticos do estado reivindicarem esta inserção, acredito que ele possa ser incluso. Tem que negociar com o Ministério do Turismo”, revela.
As atrações do parque abrem um leque de atividades que podem e são desenvolvidas na região. Dentre as principais estão os banhos de cachoeiras e piscinas naturais, além de caminhadas, passeios de bicicleta e de carro.
Para o integrante do grupo de ecoturismo Alta Aventura, Otávio Brito, parques ecológicos com formações rochosas e valor histórico ainda necessitam de maior visibilidade por parte do público do próprio estado. “Pouco vejo falar sobre o Parque de Sete Cidades, muito menos o da Serra da Capivara. Precisamos mostrar isso para os piauienses, temos muito mais pessoas que viajam para outros estados para ver até menos do que temos aqui por falta de informação”, pontua.
Mais sobre Sete Cidades
Situado nos municípios de Piracuruca e Brasileira, norte do Piauí, o Parque Nacional de Sete Cidades possui 12 funcionários do Ibama, 04 de vigilância, 04 de limpeza e 03 operadores de máquinas registradoras. Além de serviço de guias de uma associação local e uma brigada de combate a incêndios florestais.
Segundo o ICMBio, o Parque conta ainda com alojamento para 06 servidores e para pesquisadores (com duas suítes, sala e cozinha), centro multiuso com sala para reuniões e áudio. Em seu interior funciona também uma posada com 12 suítes, restaurante, salão de jogos; casa para administração da pousada, sendo que todos os serviços prestados pela mesma são terceirizados. Possui escritório com salas para atendimento, informática, almoxarifado, setor de transportes e equipamentos de combate a incêndio; garagem para 04 veículos, 02 motos e 01 ônibus. O centro de visitantes/convivência, está montado e equipado com uma sala de exposição e sala para áudio visual, uma lanchonete, loja de souvenir, posto de saúde e sanitários. Duas guaritas nas entradas norte e sul do Parque e é todo cercado e aceirado.
Fonte: Jornal da Parnaíba | Por Virgiane Passos