terça-feira, 5 de junho de 2012

Piaui pode perder dois deputados federais e seis estaduais

O Piauí pode perder até seis deputados estaduais e dois deputados federais, caso o Tribunal Superior Eleitoral aceite os argumentos dos Legislativos dos Estados do Pará e Amazonas. Os deputados Ismar Marques (PSB) e Margarete Coelho (PP) estão em Brasília acompanhando os desdobramentos da audiência pública dos dia 28 e 29 de maio, quando o TSE ouviu as partes interessadas na ação.
O presidente Themístocles Filho defendeu uma maior mobilização das bancadas estadual e federal para manter o mesmo número de representantes - 30 deputados na Assembleia Legisltiva e dez na Câmara Federal.
O argumento do presidente é que o Piauí embora tenha menos habitantes, possui mais eleitores, portanto não pode perder representantes para esses estados.
Outra justificativa para a manutenção das bancadas é que o Piauí, embora com mais representatividade na Câmara, recebe bem menos recursos que estados como o Amazonas.
“Existe, sim, o risco do Piauí perder de um a dois deputados federais e de três a seis deputados estaduais se essa tese prosperar, daí a necessidade da mobilização das bancadas para evitar que isso ocorra”, propôs.
Fonte: Acesse Piauí