quarta-feira, 30 de setembro de 2009

DEU NO 180 GRAUS: ALBERTO O CAMPEÃO E W.DIAS O LANTERNINHA DE OBRAS. SÓ PROPAGANDAS

Enquanto Alberto foi 'campeão' em obra,W.Dias não tem nada

O deputado federal Alberto Silva, falecido na madrugada de segunda-feira (28/09), será lembrado por suas realizações à frente do governo do Piauí em duas oportunidades. Na primeira, entre 71 e 75, construiu o estádio Albertão, o Terminal de Petróleo, o Memorial aos Heróis do Jenipapo, em Campo Maior, implantação da Cepisa (Companhia Energética do Piauí), interiorização dos sistemas de eletrificação urbana e abastecimento d'água, reforma do Theatro 4 de Setembro e implantação do campus da Ufpi (Universidade Federal do Piauí) em parceria com governo federal.

Ele também construiu o Parque Zoobotânico e as grandes avenidas de Teresina, como Frei Serafim, Miguel Rosa, Marechal Castelo Branco, Duque de Caxias, dentre outras, e implantou o Plano Editorial do estado que permitiu a publicação de mais de 50 obras literárias. O professor Antonio Fonseca dos Santos Neto, da Ufpi, lembra que o setor cultural foi plenamente grato ao ex-governador por seus investimentos na área. Segundo ele, o teatro estava fechado para encenação de peças e outros eventos artísticos. Funcionava apenas como cinema. "Era o terceiro cinema de Teresina, estava realmente em péssimo estado. O doutor Alberto reformou, modificou a fachada e deu um novo sentido para a casa de espetáculos".

O jornalista Carlos Augusto de Araújo Lima, da Rádio Teresina FM e TV Meio Norte, afirma que as obras de Alberto eram incorporadas à sua personalidade. "Se perguntar sobre o metrô, por exemplo, todo mundo vai dizer que é o metrô do Alberto Silva". Aliás, Alberto Silva é considerado realmente o campeão em obras no estado. Não são poucas as obras com assinatura do ex-governador, com passagens pelo Senado e pela Câmara dos Deputados. E quem seria o lanterna, isto é, que governador tem menos obra (ou nenhuma)?! O 180graus lança um desafio a você leitor: qual governador tem MENOS obras no Piauí?! Abaixo, breve 'reforço' à sua memória sobre a passagem dos últimos governadores: Hugo Napoleão (DEM), Mão Santa (ex-PMDB, hoje no PSC) e Wellington Dias (PT).

GOVERNO HUGO NAPOLEÃO
Ainda no primeiro governo de Alberto, ele contou com recursos do Milagre Brasileiro e apoio de João Paulo dos Reis Velloso no Ministério do Planejamento. Sua segunda administração não teve o mesmo ritmo da primeira mas legou algumas realizações de peso, como o metrô, já mencionado, e a Poticabana, assim apelidada em referência à praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

O ex-governador Hugo Napoleão, que esteve à frente do Executivo em duas oportunidades, entre 83 e 86 e depois por alguns meses entre novembro de 2001 e dezembro de 2002, será lembrado pela construção do Palácio Petrônio Portella, onde funciona a Assembleia Legislativa do estado. Ele também implantou o projeto editorial Petrônio Portella que possibilitou a reedição de obras de grande importância para a história e literatura do estado. Implantou também o Plano de Desenvolvimento do Vale do Parnaíba.

GOVERNO MÃO SANTA
O senador Mão Santa (PSC), que governou o estado em duas oportunidades, também produziu obras de importância para o estado. Entre elas, pode-se destacar a ponte Wall Ferraz, que permitiu a ligação da zona sul com a leste e a construção de duas grandes avenidas, a Cajuína e Raul Lopes. Construiu o projeto Sanear, visando saneamento de residências da zona leste; 40 mil casas populares e apartamentos, principalmente em Teresina; prédio do Detran-PI; subestações do Marquês e Macaúba; reforma do Hospital Getúlio Vargas; implantação de 350 cursos na Uespi; e implantação, no estado, de 198 indústrias.

Ele também criou o programa Sopa na Mão, que era muito atacado como mero assistencialismo e instituiu programas como "Luz Santa" e "Água Santa", que isentavam de cobranças os usuários de baixa renda ou que não tinham renda alguma. Tais obras foram realizadas em Teresina. "Em meu governo os pobres foram prestigiados." Neste sentido, o da realização de obras, Wellington Dias não consegue avançar.Seu governo pode até ser lembrado em função do volume de propaganda veiculada e por causa da militância sectária dos seus partidários, mas dificilmente alguma obra por ele realizada o tornará referência em administração ou política. Ele deixa claro que pretende renunciar em abril para concorrer ao Senado. Muita gente se pergunta que obras ele pretende elencar como realizações da sua longa administração.

E QUAL A OBRA DO GOVERNO WELLINGTON DIAS?
Até agora são seis anos e nove meses, ressaltando-se ainda sua ligação pessoal e política com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Dias está apenas dando continuidade a obras de outras administrações. Uma delas, o metrô de Teresina, já consumiu R$ 18 milhões ao longo dos últimos seis anos e se expande por apenas um quilômetro e meio, a partir da estação do bairro Matinha até a praça da Bandeira.

O governo atual também costuma assumir como sua obras que são realizadas pelo governo federal, a exemplo da construção e melhoria em rodovias federais em todo o estado. Somente agora, no final da administração, está implementando plano de construção e recuperação de rodovias estaduais com recursos financiados junto aos bancos do Brasil e Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Obra que Dias chama para si é a implantação de tabela do pagamento do funcionalismo e manutenção dos salários atualizados. Segundo ele, antes os atrasos eram constantes. Sua equipe afirma que foram construídas casas populares, obras de asfaltamento, ampliação e modernização de cursos da Uespi, reforma de escolas estaduais, construção e reforma de delegacias, calçamento, adutoras para a região sul, dentre outras. A grande maioria é fruto de investimentos do governo federal.