sábado, 3 de outubro de 2009

DRIBLANDO A GREVE DOS BANCÁRIOS


Para driblar a greve dos bancários, que na segunda-feira (5) entra em seu 12º dia, e conseguir sacar dinheiro, pagar contas e fazer consultas, o correntista tem como alternativa usar o caixa eletrônico, a internet ou telefone de atendimento ao cliente dos bancos.

As casas lotéricas espalhadas pelo país também podem ajudar a resolver alguns problemas causados pelo transtorno das agências fechadas.

Pelo site do seu banco, dá para fazer pagamentos de boletos a vencer, de contas de consumo, de impostos e taxas, além da consulta de saldo e desbloqueio de cartão. Já pelo telefone do seu banco é possível também pagar boletos, contas de consumo, de impostos e taxas, além de consulta ao saldo.

Há ainda a opção do caixa eletrônico, onde é possível realizar depósitos, saque com cartão, consulta de saldo, pagamentos de boletos a vencer (do banco e de outras instituições), de contas de consumo, de impostos e taxas. Acontece que, com o tempo de duração da greve, os caixas eletrônicos estão ficando sem nota. Nas lotéricas, há filas e os funcionários precisam fazer hora extra.

Diante disso, o que fazer se algum desses serviços não funcionar? Os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon e o Idec, afirma que se não for possível pagar a conta em nenhuma dessas alternativas, o consumidor deve entrar em contato com a empresa ou pessoa para a qual está devendo e negociar uma outra alternativa para efetuar o pagamento.

Agora, se essa alternativa não for dada, o consumidor tem sim o direito de exigir isenção para o pagamento de multar na hora que conseguir pagar a dívida.