sexta-feira, 16 de outubro de 2009

E A GREVE CONTINUA


Em assembleia realizada na tarde desta sexta-feira (16), bancários da Caixa Econômica Federal (CEF) decidiram continuar paralisados, mas se colocaram à disposição para negociar com o banco, segundo informações do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Hoje, o ministro João Oreste Dalazen, do TST (Tribunal Superior do Trabalho), indeferiu a liminar da CEF que solicitava a declaração de abusividade da greve. Uma audiência de conciliação entre as partes ocorrerá na próxima quarta-feira.

Com a continuidade da paralisação, a greve completará 26 dias na próxima segunda, quando os trabalhadores de São Paulo realizarão nova assembleia. O Comando Nacional dos Bancários está em Brasília há dois dias negociando com a direção do banco.

Além de São Paulo, votaram pela continuidade da paralisação os trabalhadores dos sindicatos de Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, e dos Estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Piauí, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Mato Grosso, Rondônia, Pará e Amapá. As informações são da Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro).

Os bancários decidiram recusar a proposta salarial do banco, apresentada na terça-feira (13). Entretanto, em algumas cidades no interior de São Paulo e do Paraná, como Bragança Paulista, Guarulhos, Jundiaí, Guarapuava, Toledo e Umuarama, a proposta da Caixa foi aceita e a greve, encerrada.

Os funcionários dos demais bancos já voltaram ao trabalho após aprovar o fim da greve no último dia 8, acatando proposta salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Segundo a confederação, a proposta geral não atende reivindicações consideradas fundamentais pelos trabalhadores da Caixa, como a isonomia de direitos, evolução no Plano de Cargos Comissionados (PCC) e aumento no número de novas contratações.
(Fonte: Ag. Brasil)