terça-feira, 27 de outubro de 2009

MÃO SANTA FAZ RELATO DE MISSÃO EM PORTUGAL


O senador Mão Santa (PMDB-PI) fez nesta terça-feira (27) um relato sobre a sua participação em evento promovido pela Fundação Mário Soares e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no último dia 22. Mão Santa foi designado pelo presidente do Senado, José Sarney, para representar a instituição, em Lisboa, no lançamento da 10ª edição do livro História Constitucional do Brasil, de autoria do ex-embaixador brasileiro em Portugal, Paes de Andrade, e do jurista Paulo Benevides.


- Me esforcei para representá-lo bem e quero dar o testemunho da grandeza e do respeito que o nome do presidente José Sarney tem na pátria mãe, que é Portugal - afirmou.

Mão Santa lembrou que outro brasileiro ilustre, Juscelino Kubitschek, simboliza o nível da relação entre Brasil e Portugal. O senador recordou que, em seu exílio, Juscelino passou um bom tempo em Lisboa, onde chegou a casar uma das suas filhas por estar impedido de retornar ao Brasil.

- Em seu livro, JK diz: 'O último bom povo do mundo é o povo português' - assinalou.

O senador comparou a sua situação de ser o representante de Sarney no evento com a situação vivida, em 1920, por Rui Barbosa. Paraninfo dos formandos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, já com saúde debilitada, Rui Barbosa não pôde comparecer, mas enviou um representante com a Oração aos Moços. Da mesma maneira, Mão Santa leu mensagem de Sarney.

(Fonte: Agência Senado)