quinta-feira, 5 de novembro de 2009

GUERRA DE PREÇOS NA AVIAÇÃO BRASILEIRA

A guerra tarifária se acirrou no aeroporto de Viracopos, em Campinas, base da novata Azul. Ontem, a Gol lançou uma nova promoção com tarifas de R$ 99 para voos de Campinas para Recife, Salvador e Porto Alegre. Ao saber da promoção pela reportagem da Folha, o presidente da Azul, Pedro Janot, determinou que sua equipe equiparasse os preços da empresa com os da concorrência.



"Nós sempre bancamos as promoções das outras companhias", disse Janot. O executivo disse ainda que a empresa não está preocupada com a baixa rentabilidade provocada pela guerra tarifária.

Em entrevista publicada na Folha na terça-feira, o vice-presidente de relações institucionais da Azul, Adalberto Febeliano, declarou que a guerra de preços afetou a rentabilidade da empresa a partir de agosto, revertendo um equilíbrio alcançado em julho.


Janot não quis comentar a declaração do colega, mas disse que a equipe da Azul nunca subestimou o duopólio TAM-Gol. "Essa guerra fazia parte do nosso cenário e nós temos uma estrutura de custos muito eficiente", disse ele. "Nunca desprezamos o duopólio. Mas, quando entramos, a TAM e a Gol tinham juntas 92% do mercado. Hoje elas têm 86%", afirmou. Além da Azul, Webjet e OceanAir ganharam mercado. Juntas, as três detêm 11,68% do mercado doméstico.

(Fonte: Folha de São Paulo)