sábado, 21 de novembro de 2009

Morre de inveja Piauí: Petrobras busca petróleo no Ceará

É de fazer inveja ao Piauí o anúncio da Petrobras que irá buscar petróleo em águas profundas no Ceará a partir de 2011. E mais: até 2015, a empresa está disposta a investir US$ 430 milhões nas atividades de exploração em terras cearenses.


Sem falar que em Caucaia, a 54 km de Fortaleza, está em obras a Refinaria Premium II. A previsão é de que ela oferecerá 90 mil empregos diretos e indiretos quando estiver produzindo a pleno vapor diesel com baixo teor de enxofre, querosene de aviação (QAV), nafta (matéria prima para a indústria petroquímica), gás de cozinha e diesel marítimo (bunker). A refinaria deverá ser inaugurada em 2013.


Ainda não acabou: o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, também anunciou ontem (20) durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará a qualificação de 16.125 trabalhadores até 2013 nas áreas da construção civil, montagem, manutenção e operação.


Sergio Gabrielli concordou que os royalties a serem gerados pela exploração do petróleo na camada pré-sal devem ser distribuídos a Estados produtores e não-produtores. O Ceará está a caminho de ingressar no time dos produtores.


E se o biodiesel anda numa pior no Piauí, no Ceará a Petrobras está dando apoio total à usina instala em Quixadá. Ela já beneficia 24.754 agricultores familiares do Ceará, da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Eles fornecem as oleaginosas para a cadeia produtiva do biodiesel que sai de Quixadá.
(Fonte: Mauro Sampaio)