quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Na TV o governo diz que tudo está a mil por hora. Enquanto isso...

No litoral do Piauí, a "maré" ainda não é para turista.
Pode até ser que, durantea alta temporada, a realidade seja outra. Porém, durante grande parte do ano, inclusive até o dia de hoje (8), a maré de Luís Correia não é para turista. Estivemos lá neste final de semana e enumeramos uma série de motivos que comprovam que o litoral do Piauí é um dos piores do Brasil.

1. Serviço bancário: é deficiente. Para se ter uma idéia, só existe um caixa eletrônico da CEF funcionando; mas, com bastante deficiência. A máquina utilizada pelos clientes é das mais antigas, daquelas em que a boca da caixa de entrada do cartão é tão larga que cabe até um tubarão. É difícil operar nesse tipo de máquina onde sempre se lê: Erro na leitura do cartão.
2. Em 80% da orla matrítima de Atalaia, não há iluminação. Andar a pé pela orla, depois das 18h, é impossível. Nas avenidas que dão acesso à orla, também não há iluminação.
3. O atendimento em 99% dos quiosques da orla marítima é deficiente. Existe quiosque em que o garçom te entrega um cardápio e você pensa que está sujo de cocô de galinha. A maioria dos garçons não sabe o significado da palavra “guardanapo” e, muito menos, da palavra “higiene”.
4. Qualquer espelunca recebe o nome de “pousada”. Não há nenhuma fiscalização nesses supostos estabelecimentos. Cada dono de pousada cobra o preço que quer pela diária. Na maioria dessas pousadas, o que existe – com poucas exceções - é uma imundície sem proporções. Os que se dizem “donos” não oferecem serviço de quarto. Na maioria, os hóspedes que não levam papel higiênico na mala, têm que comprar no mercadinho ou, então, têm que usar papel de jornal ou descarregar as fezes nas águas do mar.
5. Depois das 18h, dificilmente, vê-se algum quiosque da beira-mar aberto fora da alta temporada. A orla vira um deserto e parece mais um cenário de filme de terror.
6. A famosa Lagoa do Portinho virou um antro de arruaceiros e bêbados no domingo. Qualquer turista, ao visitar a lagoa no domingo, fica horrorizado com os cachaceiros e cachaceiras que infestam o local com a falta de pudor e de educação. Além disso, a cerveja vendida em alguns quiosques da bela lagoa é escaldada.
(Por: Roberto Alencar)