terça-feira, 19 de janeiro de 2010

PROJETO DA UNIVERSIDADE DO DELTA MERECE APOIO DA BANCADA FEDERAL

Esse projeto de autoria do senador Mão Santa datado de 17 de julho de 2003, merece o apoio de toda a bancada federal no Congresso. O projeto de criação da Universidade do Delta com sede em Parnaíba, já foi aprovado pelo plenário do Senado em 5 de dezembro de 2005.


O projeto apensado ao do senador e de autoria do deputado Atila Lira é antiético, pois teve apenas o objetivo de tirar do senador a autoria isolada do projeto, o que não invalida a titularidade do senador Mão Santa, pois o fato do projeto do deputado Atila ser considerado apensado ao projeto do senador, já o deixa em condição de segundo signatário.

A Folha de São Paulo vem falando das universidades criadas e que serão criadas ainda este ano, pelo ministro Fernando Haddad, com o apoio do Presidente Lula, citando, por exemplo, a Universidade Federal da Integração Latina Americana – UNILA com sede em Foz do Iguaçu na Fronteira da Argentina e Paraguai. O ministro diz dispor de mais de 10 bilhões para implantar universidades e que o governo Lula quando assumiu, o País tinha apenas 43 universidades federais e que já são 56 se igualando a Juscelino e Itamar Franco.
O projeto da Universidade do Delta, com sede em Parnaíba merece o apoio da mesa do Senado que deve fazer prevalecer a iniciativa do senador Mão Santa, pois o projeto do deputado Atila Lira pode ser considerado intempestivo e descabido. Cabe ao povo de Parnaíba cobrar do deputado Atila que retire o seu apêncil, do processo do senador Mão Santa, pois ele está prejudicando a juventude de Parnaíba e o município, pois uma Universidade em Parnaíba, vai atrair milhares de jovens e conseqüentemente, robustecer a economia do município.
O desserviço dos deputados Atila Lira e Antônio José Medeiros, merece o repúdio do povo parnaibano, pois está prejudicando o município e o seu povo.
O deputado Antônio José entendeu que o projeto do senador Mão Santa era do ano de 2005, o que não é verdade, o projeto do senador Mão Santa é de 17 de julho de 2003, não justificando o projeto de Atila ter sido apensado ao projeto de iniciativa primeira do senador Mão Santa.
A bancada federal do Piauí e a Mesa do Senado podem perfeitamente por um fim nessa questão, agilizando a sansão do projeto de autoria do senador Mão Santa, já que foi aprovado pelo senado e o do deputado Atila, não foi votado pela Câmara Federal. É uma questão de ética e de responsabilidade política. Mão Santa tem razão, ele é sim, o autor primeiro do projeto que o senado aprovou, criando a Universidade do Delta do Parnaíba.
Por Tomaz Texeira