quinta-feira, 8 de julho de 2010

Mão Santa pede a Lula por perdão para dívidas de pequenos agricultores

Documento demonstrando que dívidas de pequenos agricultores do município de Paranaguá (PI) junto ao Banco do Nordeste (BNB) estão se tornando impagáveis por somarem atualmente mais que o triplo do valor da época da contratação do empréstimo levou o senador Mão Santa (PMDB-PI) a fazer um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva: em discurso nesta quarta-feira (7), o senador pediu ao presidente que perdoe as dívidas desse agricultores.

Mão Santa citou um agricultor que mostrou, por meio de cópia do contrato, já ter pago valor idêntico ao do contratado - R$ 28 mil - e ter uma dívida de R$ 95 mil. O senador disse que esses agricultores são trabalhadores "sérios e honestos", que estão incapacitados de arcar com esses valores e sob ameaça de execução judicial. Ele acrescentou que os bancos, no governo Lula, estão tendo "lucros extorsivos", com o governo se comportando como "uma mãe" para os banqueiros.
Bancos e aposentados
Mão Santa também protestou contra a instituição, pelo governo, do empréstimo consignado aos aposentados, a ser descontado do benefício, que, segundo ele, levou muitos aposentados ao endividamento. Os únicos beneficiários desse tipo de empréstimo, na opinião de Mão Santa, foram os banqueiros, que, afirmou, mesmo com a crise financeira internacional continuaram tendo altos lucros no país em contraste com a crise enfrentada por bancos europeus.
Já o aposentado, lembrou o parlamentar, embora tenha recebido um reajuste de 7,7% nas aposentadorias e pensões acima do salário mínimo, continua sofrendo com o redutor - o fatorPrevidenciario - cuja extinção foi vetada pelo presidente Lula.
Insegurança em Santa Filomena (PI)
O representante do Piauí reforçou pedido da Câmara Municipal de Santa Filomena, no sul do Piauí, por mais segurança para o município, que sequer tem delegado de polícia, policiais civis, ou um promotor de Justiça titular, contando somente com pequeno contingente de policiais militares. O município, situado próximo à fronteira com o estado de Tocantins, tem enfrentado o aumento da violência motivada por uso de drogas e assaltos a bancos.
Ao final de seu discurso, Mão Santa cumprimentou o município de Floriano (PI) pelo seu 113º aniversário. O senador registrou que o município sobrevive do comércio e abriga uma comunidade árabe significativa, sendo um dos mais importantes do estado.
Agência Senado