terça-feira, 6 de julho de 2010

"A mentira tem pernas curtas", o governo de W. Dias foi desmascarado pelo governo Lula: Piauí tem a pior Educação Pública...

MEC reprova ensino médio do Piauí

Nos últimos anos, o Governo do Piauí se ocupou em fazer propaganda massiva garganteando que o Estado avançou no ciclo do ensino médio. De acordo com a propaganda, avançou e avançou muito. Na semana passada mesmo, o ex-secretário de Educação, deputado federal Antônio José Medeiros, aparecia num comercial do PT reforçando a propaganda oficial.
Ontem, viu-se, porém, que tudo não passava de falácia, de propaganda enganosa. O castelo de engodo caiu. E não foi a oposição que desmascarou o Governo do Piauí. Foi o Ministério da Educação, ao divulgar os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O estudo aponta que o Piauí apresentou um crescimento negativo com relação às metas estipuladas para 2009, ao lado de Roraima, Sergipe, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Assim, a pior nota estadual é a do Piauí. O Estado ficou com nota 3. A meta era 3,1. Em 2005 e 2007, o estado atingiu 2,9. A escala vai de 0 a 10.
A meta do governo federal para o país, no ensino médio, em 2021, é chegar a 5,2. A nota de países desenvolvidos é 6. O estado com a melhor nota nesse ciclo foi o Paraná, com 4,2, que superou a meta para 2009 em 0,5 ponto. O Ideb leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil.
O estudo divulgado ontem pelo MEC mostra que, nos anos iniciais do ensino fundamental, todos os Estado superaram as metas do governo. Nos anos finais, Rondônia, Pará e Amapá ficaram abaixo da meta. O ensino fundamental é de responsabilidade dos municípios. Significa dizer que os prefeitos, em sua maioria, estão fazendo o dever de casa, no quesito educação.
A preocupação maior se dá em relação ao ensino médio, de responsabilidade dos estados. O MEC apontou este ciclo educacional com o pior desempenho do país, sendo que o destaque ficou para o Piauí, com o mais baixo índice de aproveitamento entre todos os Estados.
Por Zozimo Tavares