A Igreja Católica da China, subordinada ao governo de Pequim, realizou nesta quinta-feira a ordenação de novos bispos que não foram aprovados pelo Vaticano, informou a agência "Asianews".
Segundo a agência de missionários católicos, um dos sacerdotes nomeados foi o novo bispo de Shantou, na província de Guangdong, Joseph Huang Bingzhang.A mesma fonte destacou que ao menos oito bispos obedientes ao Papa foram levados contra a vontade a Shantou para participar da cerimônia.
A nomeação aconteceu na catedral de San José e foi presidida pelo monsenhor Fang Xinyao, de Linyi, presidente da Igreja Patriótica, autoridade católica autorizada pelo governo chinês a realizar trabalho pastoral no país.Quatro bispos reconhecidos pela liderança da Igreja Católica desapareceram na segunda-feira após serem levados pela polícia que, supostamente, forçou-os a participar da cerimônia.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, afirmou que o episódio, com a participação de oito sacerdotes fiéis ao Papa, é algo que a Igreja tem visto com "dor e preocupação" porque é "um ato que vai contra a união da Igreja universal".Fonte: Anza
