sexta-feira, 22 de julho de 2011

A que ponto chegamos no Brasil: senadores não conseguem assinaturas para instalar uma CPI


Jornalista Tomaz Texeira revela imoralidade
Cooptados? Comprados? Vendidos? Afinal, que país é esse que senadores não têm a dignidade de ter número sequer para convocar uma CPI?
Será que os escândalos envolvendo o Ministério dos Transportes e o DNIT não justificam a convocação de uma CPI? É claro que sim. Mas, vergonhosamente, dos 81 senadores apenas 27 até aqui tiveram a dignidade de assinar o requerimento de convocação, número insuficiente para representar 1/3 do senado que tem 81 senadores.
A falta de senadores comprometidos com a legalidade e com o exercício de seu mandato com a dignidade que o cargo exige, passa para a sociedade o que nós jornalistas já sabemos: o Congresso deixou de ser a casa do povo, de ser o fiscal do povo, para, escandalosamente, servir de 4 ao governo.

No senado o percentual ainda se aproxima de um terço, na Câmara dos Deputados a disparidade é gritante, pois a maioria dos cooptados e aliados da Presidente supera de forma esmagadora a bancada de oposição.
A continuar nesse diapasão, a Câmara dos Deputados nesta legislatura, não terá formação de CPI que contrarie a vontade do governo, pois a oposição é tão pequena que sequer tem como causar qualquer tipo de ameaça no combate aos desmandos administrativos, como esse gritante e vergonhoso do Ministério dos Transportes.
O que seria a casa do povo virou a casa do Presidente da República que tudo tem e tudo pode. E o povo? Ora, o povo que se exploda. O que interessa são as emendas, os cargos de amigos e parentes nos estados e os recursos liberados para gerar gordos lobbys que facilitam as eleições desses viciados parlamentares, que vendem a alma ao diabo, traindo o povo e fugindo do compromisso ético de bem representar a sociedade, numa traição vergonhosa ao povo brasileiro que os elege naturalmente que acreditando que eles vão para Brasília para fiscalizar o governo quanto a aplicação ou não dos dinheiros dos impostos que pertence ao povo brasileiro.
Não temos Senado e muito menos Câmara dos Deputados, o que temos é uma politicalha desavergonhada que só tem servido para denegrir a imagem dos políticos.
Mas, a melhor CPI é aquela que está na cabeça do povo que sabe e sente a necessidade de uma CPI para apurar o desvio de milhões de reais no MT e no DNIT com raízes no Governo Lula e que vinha continuando no Governo Dilma. Isto é uma vergonha. Um senado de velhos e maduros políticos, nega número para a implantação de uma CPI que iria vasculhar as contas do Ministério dos Transportes e do DNIT esclarecendo a roubalheira que está nas páginas de jornais e revistas de circulação nacional. Isso mostra que o Congresso virou marionete nas mãos do governo.
Por Tomaz Texeira