quarta-feira, 31 de agosto de 2011

CSS (Contribuição Social para a Saude) é a CPMF mascarada para meter a mão no bolso do povo

A votação da Emenda 29 ora tramitando no Congresso define o que é aplicação para a saúde, afastando merenda escolar e saneamento básico, como valores somados ao percentual obrigatório para a saúde, como vinham fazendo prefeitos e governadores. Agora o percentual será exclusivamente para a saúde não mais permitindo que prefeitos e governadores alterassem os relatórios de prestações de contas.
Por trás desse fato vem no bojo da Emenda 29 o sonho dos governadores que é a CSS –Contribuição Social para a Saúde, ou porque não chamar mesmo de Imposto do Cheque como era conhecido no tempo da CPMF.
A oposição brada que não vai votar. E daí? Não adianta, a oposição na Câmara e no Senado não significa nada diante da maioria esmagadora do governo. Na verdade, o povo brasileiro pode estar certo de que o governo vai nos empurrar de goela abaixo essa CSS. Podem acreditar.
Assim é muito fácil governar. Quando as contas não batem, o governo aumenta aqui, aumenta ali, ou nos engana acula, contanto que matem a tara deles de enfiar a mão no bolso do povo com mais um imposto que avança sem piedade no bolso do cidadão brasileiro.
Deputados e senadores governistas, aqueles que são cooptados pelo governo para comendo a bola das emendas apoiarem tudo que o que governo quiser impor ao povo brasileiro. Ora, cinicamente teve deputado aconselhando o aumento do IPVA e outras sinecuras que justifiquem arrecadar mais para a saúde. O povo pode esperar, a presidente Dilma não vai resistir a fome dos governadores e essa emenda 29 vai ser aprovada da forma como está pronta para ser votada. Anotem para conferir depois. O congresso não é mais do povo e sim do Governo Federal.
Por Tomaz Texeira