terça-feira, 23 de agosto de 2011

Ex-deputado do Piauí lança "Passagem pelo Legislativo"

Ele vem de um tempo em que o jornalista varava a noite nas redações, entre barulhos ensurdecedores de velhas máquinas e cheiro de tinta fresca, para entregar aos leitores, cedinho, a edição do dia.
Jornalista Deoclécio Dantas
Ele vem de um tempo, também, em que noticiar fatos censurados pela ditadura era cutucar onça com vara curta, sujeitando-se a dar satisfações aos homens de bota, nos quarteis, por vezes correndo o risco de ser preso injustamente e até de perder o emprego do qual tirava o sustento da família.
Ele vem de um tempo, ainda, em que a publicação de denúncia contra malfeitos e safadezas de intocáveis do poder dava enquadramento certo na famigerada e temida Lei de Segurança Nacional, de triste e vergonhosa memória.
Ele, pelo seu idealismo, pelo modo rigoroso de apurar e divulgar os fatos, pela sua coragem e pela sua cultura, enfrentou de peito aberto os desafios da profissão. E, por isso mesmo, inspirou gerações de jornalistas e radialistas que igualmente entenderam que vale a pena abraçar o jornalismo com ética e esperança, sem levar em conta eventuais e insanáveis prejuízos e sacrifícios pessoais.
Da redação do jornal e do microfone da rádio para a tribuna parlamentar foi um salto. Elegeu-se e reelegeu-se pela força de sua voz e de suas ideias. Ou seja, ele vem de um tempo, também, em que o voto ainda não era mercadoria de quinta categoria, comprada e recomprada em qualquer esquina por qualquer ninharia, como atualmente.
Refiro-me a Deoclécio Dantas, jornalista e radialista, ex-vereador de Teresina, deputado estadual em dois mandatos, vice-prefeito e prefeito em exercício da capital. Ele está lançando um novo livro, intitulado "Passagem pelo Legislativo", no qual traz um registro de sua atuação parlamentar, entre 1979 e 1985.

Deoclécio Dantas quando deputado estadual pelo Piauí
É, em síntese, um documento sobre a ação determinada de um homem público preocupado com o meio ambiente - ele vem, igualmente, de um tempo em que a questão ambiental ainda não estava na moda - e com a ética na política - esta uma prática tão fora de moda nos dias correntes.
Parabéns, Deoclécio Dantas, por mais esta contribuição a este Piauí difícil!

Por Zozimo Tavares. Imagens internet