sábado, 24 de dezembro de 2011

Feliz Natal

Natal deixou de ser Jesus e passou a ser papai noel
Com a chegada do natal as esperanças se renovam, famílias se reúnem, as pessoas trocam presentes e festejam e celebram o nascimento de Jesus Cristo. Pe Amadeu Matias, pároco da Catedral de N. Senhora das Dores, em Teresina, concedeu uma entrevista hoje ao Acessepiaui. Nesta ele fala sobre os sentimentos que brotam desta época mais bonita do ano. "As pessoas podem achar importante celebrar o natal, viajar léguas para encontrar com os parentes, se reunir com a família, mas podem não achar importante ir para a missa celebrar Jesus Cristo. Há um estímulo muito grande em relação ao consumismo que a figura do natal deixou de ser Jesus e passou a ser papai Noel. Esse é um paradoxo da sociedade moderna".
Natal e Esperança
O natal é o cumprimento da esperança do povo que crê em Deus. O povo de Israel viveu um período de paz que pode se constituir o povo de Deus, principalmente, com o Rei Davi, e o povo depois desse período o povo foi mantendo a esperança de que aquela experiência vivida ali com o rei Davi iria novamente acontecer, e começaram a esperar um Messias, e esse Messias era Jesus. O natal é, justamente, o cumprimento da esperança da intervenção de Deus na vida do povo. E um tempo em que traz para o povo uma época sem fome, sem pobreza, sem doença, em que as promessas são cumpridas. Jesus Cristo é o cumprimento dessa esperança.
Natal e Consumismo/Presentes
Nós estamos vivendo uma sociedade consumista, capitalista, uma sociedade que tem dois mil anos de cristianismo que procurou celebrar o natal, os cristãos que foram beneficiados pela vinda de Cristo logo começaram a celebrar essa vinda de Jesus. Com o passar dos anos o natal vem sendo comemorado de acordo com os tempos, tanto que hoje se coloca o nome de natal, mas a referência não é mais o Jesus, são presentes, a troca, a reunião da família. Claro que os reis magos levaram presentes para Jesus, mas a sociedade capitalista dissocia o natal de Jesus, elas comemoram o aniversário de Jesus, sem a presença de Jesus. As pessoas podem achar importante celebrar o natal, viajar léguas para encontrar com os parentes, se reunir com a família, mas podem não achar importante ir para a missa celebrar Jesus Cristo. Há um estímulo muito grande em relação ao consumismo que a figura do natal deixou de ser Jesus e passou a ser papai Noel. Esse é um paradoxo da sociedade moderna".
Natal e Sensibilidade/Caridade
Esse é um elemento muito importante da época do natal, a singeleza, a grandeza de Deus que desce para ir ao encontro da criatura humana que carece de perdão dos pecados e de vida eterna. Se nós olharmos por esse aspecto o consumismo e o distanciamento da igreja se tornam pequenos diante dessa onda de solidariedade. Indiscutivelmente, as pessoas se solidarizam mais nesse período, elas partilham mais. Deus se sensibiliza com a impotência do homem de elevar-se até os céus e ele vem ao encontro do homem trazer essa solidariedade. É uma mensagem natalina, levando em conta mensagem bíblica de que essa solidariedade é própria do tempo de natal.
Atitudes positivas para o natal
Uma atitude positiva é saber: nós não somos só da Terra, mas também dos céus, nós não somos só matéria nós somos também espírito, nós não somos chamados a ser somente humanos, nós somos chamados a ser também divinos. Esta é a grande atitude positiva do tempo do natal, Deus assume a carne humana para que o ser humano se divinize, então é acordar para isso. Será que eu sou somente humano? Será que eu tenho tempo de prestar atenção aos ensinamentos de Deus? Temos que ler a Bíblia, pois ela é a palavra de Deus. Seguir Jesus, conhecer Jesus, essa é uma atitude importante. Tirar do coração qualquer tipo de orgulho, qualquer tipo de mágoa, viver a fraternidade que é a paz. Seguir o que dizem os anjos que é “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade".
Mensagem para as famílias no natal
Gostaria de manifestar que cada um, que nós pudéssemos entender que o natal que está chegando é também uma oportunidade para sermos novos, para perdoarmos a quem nos ofendeu, renovar as esperanças em nossa vida valorizar a família gostar da vida gostar da vida promover a vida. Que o natal possa encher cada um de nós de vida, a vida que é precária, mas que não passa. A vida vale a pena viver Que Jesus se faça em cada um de nós.