domingo, 15 de janeiro de 2012

Enquanto Pernambuco começa a construir o seu 3º porto o Piauí incomPTentemente não faz L.Correia

Da Bahia ao Maranhão, todos os estados nordestinos têm dois ou três portos marítimos, o Piauí, há mais de um século, sonha com seu Porto, mas, os nossos políticos incomPTentemente não conseguem concluir o nosso Porto de Luiz Correia.
Bem disse o ministro Reis Velloso, piauiense da Parnaíba, quando aqui esteve há poucos dias, que já estava na hora do Piauí começar a definir e com urgência os seus grandes projetos de desenvolvimento. Doutor em planejamento, Veloso que muito contribuiu para o sucesso do primeiro governo de Alberto Silva, ajudando na liberação de recursos, para as grandes obras estruturantes edificadas por aquele profícuo governo no período de 1971 a 1975.
Tivemos diversas oportunidades para concluir o Porto de Luiz Correia. Mas, nenhuma, como teve o então governador Wellington Dias. Amigo pessoal do Presidente Lula, ingênua e infantilmente, não teve a devida competência, para dotar o Piauí de importantes obras estruturantes, quando sabemos e temos consciência de dizer ao povo do Piauí, que faltou competência, preparo e maturidade ao jovem governador, apelidado de indiozinho, um rapaz de parcos conhecimentos, de formação rudimentar e que teve a sorte de convencer ao povo do Piauí de elegê-lo duas vezes para reger os destinos do estado.
Uma prova inequívoca da irresponsabilidade imatura de Wellington Dias, foi, quando às vésperas de deixar o poder, recebeu do legislativo estadual, aprovação de pedido de empréstimo da ordem de R$ 1 bilhão, 350 milhões de reais. Esse dinheiro ele dizia que era para pagar as suas conhecidas estradas chamadas pelo povo de estradas sonrisal.
Ora, R$ 1 bilhão, 350 milhões de reais, bem que poderia servir para também, concluir definitivamente o Porto de Luiz Correia. Um sonho secular dos piauienses, que colocaria o Piauí no contexto mundial dos estados importadores e exportadores, através do seu porto marítimo.
Mas, infelizmente, a mediocridade Jeca Tatu de Wellington Dias, não permitiu que esse moço tivesse a visão ou pelo menos o discernimento para assimilar que, 1 bilhão e 350 milhões, seria muito dinheiro para ser espatifado como foi, onde somente Deus sabe aonde aplicaram tanto dinheiro ou se não foi dissolvido em campanha eleitoral, como fizeram com o dinheiro das ONGs.
Saber que Pernambuco vai partir para a construção do seu terceiro porto de mar, e, que estamos sem esperança de concluir o Porto de Luiz Correia, por falta de visão política de nossos governantes, é de se lamentar, pois, o Piauí em pleno inicio de segundo ano de governo do Sr. Wilson Martins, também, a exemplo de Wellington Dias, nada tem em termos de grandeza de projetos consistentes voltados para o nosso desenvolvimento, que possa ser apresentado ao povo do Piauí, como algo de alto nível para o futuro progressista do nosso estado.
Se alguém conhece algum projeto de grandeza significativa para o desenvolvimento do Piauí, que traga ao conhecido de nossa triste e decepcionada juventude universitária, tão carente de informações progressistas que lhes tragam o sonho de garantia de trabalho, nesse triste, acanhado e atrasado Piauí, tudo por culpa de governantes da marca de Wellington Dias, que espatifou bilhões sem deixar nenhuma marca de grandeza para levar a nossa humilde gente a um esperado Porto Seguro. É o recado.
Por Tomaz Texeira