quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Homengem ao bravo parnaibano Evandro Lins e Silva

Centenário de Evandro Lins e Silva

Há nove anos o Brasil perdeu o parnaibano Evandro Lins e Silva: defensor intransigente da justiça e da igualdade social
Nascido em 18 de Janeiro de 1912, em Parnaíba, norte do Piauí, Evandro era filho do juiz pernambucano Raul Lins e Silva e de Maria do Carmo Cavalcanti Lins e Silva. Começou os estudos primários na cidade maranhense de Itapecuru, onde o pai trabalhava, terminando o curso no Recife. Cursou o colégio na cidade e o concluiu no Rio de Janeiro.
Em 1929, ingressou na Faculdade de Direito do Catete, atual Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi trabalhando como repórter, enquanto estudante, que Evandro confirmou sua vocação. Ao cobrir julgamentos criminais no Tribunal do Júri do Rio de Janeiro, descobriu que seu destino era ele próprio entabular aqueles debates como advogado criminalista.
Hoje, 18 de Janeiro de 2012, dia que celebrar-se o centenário de seu nascimeto, a Advocacia brasileira mais uma vez lembra e homenageia Evandro Lins e Silva, um advogado que deixou um legado exemplar e que tinha um compromisso inquebrantável com o Direito de Defesa, ao afirmar: "Eu tenho o vício da defesa da liberdade. Não escolho causas para defender alguém."
Fonte: Luiz Flávio Borges D´Urso