terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

40% das infrações são por falta do uso de capacete, diz Ciptran


Dados da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), referentes ao mês de janeiro, revelam que foram registradas em Teresina 1.061 infrações, sendo 40% em relação à condução de motocicleta sem utilização de capacete ou acessório de segurança. Essa infração chegou a 424 ocorrências, sendo considerada de natureza gravíssima. 
Em segundo e terceiro lugar no resumo das infrações mais cometidas estão a condução de veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e condução de veículo não registrado ou devidamente licenciado, com 21% e 11% das ocorrências consideradas gravíssimas, respectivamente. Essas infrações somadas chegam a 345 notificações.
Outro dado que também chama a atenção no relatório é a condução de veículos sem documentos obrigatórios. Foram registradas 106 ocorrências na capital. Caso condutor seja flagrado dirigindo sem o documento do veículo, o automóvel será recolhido. Se o condutor não estiver portando a CNH, o veículo ficará retido até que se apresente outro condutor devidamente habilitado para que haja a liberação do veículo. 
Motociclista use o capacete
O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) vem realizando constantemente ações educativas a fim de conscientizar os condutores para que utilizem seus veículos de maneira correta, diminuindo assim o número de infrações cometidas e conseqüentemente, os acidentes. A imprudência e falta de respeito à legislação de trânsito são as maiores causas dos acidentes. 
Fonte: MN