sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ÍCONE DOS ANOS 90, NOVA YAMAHA XT 660Z TÉNÉRÉ OFERECE ROBUSTEZ, TECNOLOGIA DE PONTA E UM MOTOR JÁ CONSAGRADO

“A Liberdade é Azul”. O título do filme de Krzysztof Kieslowski (primeiro episódio da Trilogia das Cores), produzido na década de 90, caiu como uma luva para definirmos o espírito de aventura da família Ténéré, que agora conta com três modelos: XT 1200Z Super Ténéré, XTZ 250 Ténéré e a nova XT 660Z Ténéré, todos na cor azul. Com a estreia da trail de média cilindrada, o Brasil passa a ser o único País do mundo a ter os três modelos da linha aventureira da Yamaha, que seguem o mesmo padrão estético dos grafismos e adotaram a cor azul, em suas versões 2012.
Ao longo dos anos, o nome Ténéré tem sido sinônimo de modelos robustos, que encaram qualquer tipo de desafio. Esta vocação aventureira está no DNA desta família desde o seu lançamento, no início da década de 80 e vem passando por uma evolução constante que, inclusive, já ganhou o Rally Paris-Dakar, a competição off-road mais difícil do mundo. Assim, nos anos 80 e 90, o modelo se tornou uma referência no segmento off-road. 
Graças à sua reputação, desempenho, facilidade de condução em qualquer tipo de piso – seja na estrada ou em uma estrada asfaltada –, a nova XT 660Z Ténéré chega ao Brasil esbanjado alto nível de conforto para encarar longas distâncias. Em função de sua versatilidade, motor confiável e ciclística muito bem ajustada, a Yamaha XT 660Z Ténéré é um dos modelos mais vendidos em toda a Europa e agora passa a ser fabricado também no País. A moto chega ao Brasil para dividir a liderança do segmento trail com sua irmã XT 660R, ambas equipadas como o tradicional motor de um cilindro. Aliás, a XT 660R foi o primeiro modelo nacional com sistema de injeção eletrônica de combustível, garantindo maior economia e desempenho ao modelo trail.
A nova XT 660Z, uma moto confiável em todos seus aspectos A Yamaha projetou a XT 660Z Ténéré para uma geração de pilotos que gostam de aventura e querem ter a oportunidade de explorar um novo mundo de possibilidades, fiel à sua filosofia aventureira, de design original e para todos os tipos de viagens.
A Yamaha utilizou na XT 660Z Ténéré seu motor monocilíndrico, quatro tempos, de 660 cc de capacidade cúbica. Robusto e muito confiável, este propulsor é, sem dúvida, um dos mais importantes fabricados pela Yamaha e já equipa a consagrada XT 660R. Inspirado no modelo usado pela XT500, da década de 70, esta configuração vem sendo usada desde então em diversos produtos da Yamaha no decorrer dos anos.
Fonte: Jornalista Marcel Mano